Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

4º Encontro Regional do PIC/OBMEP na Escola

CCNE/UFSM sedia, no próximo dia 5, o evento que recebe professores e alunos destaques em Matemática de diversas idades para atividades e capacitações.

A Olimpíada e seus programas

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações– MCTI. O evento também conta com o amparo financeiro da UFSM e CCNE.

Já o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) é um projeto que propicia ao aluno premiado da OBMEP entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa, o estudante poderá participar do PIC Presencial, se houver um polo de Iniciação Científica perto da sua residência, com encontros  geralmente aos sábados, ou participar do PIC à Distância com aulas virtuais.

No Caso do programa OBMEP na Escola (ONE), é voltado para os professores de Matemática das escolas públicas municipais e estaduais e tem como um dos objetivos contribuir para a formação de professores em Matemática estimulando estudos mais aprofundados e a adoção de novas práticas didáticas em suas salas de aula. Professores de todo o país serão orientados no desenvolvimento de conteúdos programáticos, seguindo a prática didática de resolução de problemas, no trabalho com grupos de alunos selecionados em suas escolas ou em escolas vizinhas.

Informações retiradas dos sites da OBMEP (http://www.obmep.org.br/pic.htm e http://www.obmep.org.br/na-escola.htm

Funcionamento dos Programas na Região

O Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) é um projeto de nível nacional e está presente na Universidade Federal de Santa Maria desde seu início, há 16 anos. A iniciativa convida os estudantes premiados nas provas da OBMEP para participarem de um projeto de extensão em um dos três  polos da região (Erechim, Santa Maria e Tucunduva) os quais atendem aproximadamente 50 (cinquenta) alunos. Além disso, há cinco turmas virtuais sediadas na UFSM, cujos professores são acadêmicos da universidade. Estas têm o intuito de atender os premiados da OBMEP em outras cidades, que possuem uma quantidade menor de premiados, totalizando aproximadamente 115 alunos no ano de 2022.

Já as atividades do OBMEP na Escola (ONE) na região são desenvolvidas pela Professora Carin Seehaber, para seus alunos do 8º e 9º ano em Agudo, bem como pela Profa. Mickaela Matzembacker, também para seus alunos do 8° e 9º ano, no município de Entre-Ijuís.

Qual o papel da  UFSM nestes programas?

As atividades do PIC, que ocorrem no decorrer do ano, acontecem há 16 anos na UFSM. Há cerca de 10 anos através dos projetos de extensão “Apoio ao Desenvolvimento do Programa de Iniciação Científica (PIC) da OBMEP” e “Apoio ao Programa OBMEP na Escola”, coordenados pelo professor Marcio Luis Miotto, a UFSM sedia a Coordenação Regional de Iniciação Científica (CRIC RS02), a qual possui por objetivo organizar o funcionamento das atividades do PIC e ONE da região.

O 4° Encontro Regional

Este evento acontecerá no próximo dia 5, com início às 9 horas da manhã, no Auditório Sérgio Pires (para mais informações do evento clique aqui) Anexo C do prédio 18 do CCNE e recebe três grupos distintos de públicos externos à UFSM:

– Alunos de escolas públicas ou privadas, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio, que foram premiados na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) e que tiveram um excelente desempenho no Programa de Iniciação Científica Jr (PIC).

– Professores de nossa região que participam do programa OBMEP na Escola (ONE).

– Alunos de escolas públicas, que não foram premiados na OBMEP, mas que realizam com professores do ONE um estudo quinzenal de matemática, em horário extra ao da escola.

O professor e coordenador do projeto de extensão de Apoio ao Desenvolvimento do Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP em Santa Maria, Marcio Luis Miotto, fala sobre a importância do evento: “É pertinente esta vivência de alunos de diversas localidades do nosso estado junto ao CCNE e UFSM. Tal atividade é parte de um projeto mais amplo de Extensão desenvolvido junto a UFSM. Acredito que o evento possui, por objetivo, tanto contribuir na formação dos participantes, quanto proporcionar a interação destes estudantes da comunidade externa com a comunidade universitária ”, declara ele.