Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Estudantes de geografia realizam 13ª Semana Acadêmica

Dos dias 10 a 14 de abril ocorreu a 13ª edição da Semana Acadêmica da Geografia (SAGEO). A iniciativa, organizada por estudantes dos cursos de geografia para os demais acadêmicos da área, teve como tema a ‘Geografia Urbana e suas Espacialidades’, e contou com diversas atividades e a participação de pesquisadores de todo o Brasil. Além disso, a edição foi marcada pela estreia do formato híbrido.

A Semana Acadêmica contou com 4 mesas de debate, mais de 30 apresentações de trabalhos submetidos, 7 minicursos, 1 cinegeo e um trabalho de campo realizado nos bairros Centro e Nova Santa Marta. A programação também incluiu a participação de docentes de diversas universidades do país, tais como da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal de Goiás (UFG), entre outras.

A comissão organizadora do evento foi composta por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM, que tiveram como objetivo promover o contato com um evento de geografia, a possibilidade de aprendizado com os colegas e professores convidados, além da oportunidade de apresentar suas pesquisas e experiências. “Diríamos que o objetivo principal é abrir as portas do conhecimento científico para os alunos da geografia, que tem aderido muito bem à proposta, dos calouros até a pós graduação”, afirmam, Vitória Menezes e Maria Vitória Zancanaro, partes da comissão.

Para Vitória Contessa – aluna do 3º semestre de geografia licenciatura – muito além das horas complementares oferecidas pela participação, o evento é uma oportunidade de conhecer melhor os colegas de curso, aprender mais dentro da área com as novas temáticas em discussão e com as experiências compartilhadas. Ela também acredita na importância da integralização entre os estudantes da graduação e da pós-graduação, bem como na chance de iniciar cientificamente através da apresentação de trabalhos.

A expectativa de aprendizado e diálogo foi cumprida, segundo a comissão organizadora. O caráter híbrido não só expandiu a participação para estudantes de todo o país, mas também de outras localidades, já que um dos trabalhos submetidos veio do Uruguai. Para as próximas edições, a ideia é aumentar ainda mais o público e a abrangência do evento.

Texto: Júlia Weber, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.