Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Professor do CCNE é nomeado Diretor para área de clima e sustentabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

O professor do Departamento de Física do Centro de Ciências Naturais e Exatas , Osvaldo Luiz Leal de Moraes, foi nomeado nesta quarta-feira (19) como Diretor na área de clima e sustentabilidade, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Foto: Reprodução MCTI

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) nomeou o físico Osvaldo Moraes para dirigir o Departamento para o Clima e Sustentabilidade da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos. Com a nomeação, publicada na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (19), Moraes fica automaticamente exonerado do cargo de diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), o qual exerceu pelos últimos oito anos.

Moraes vai reforçar a atuação do MCTI na relação entre mudança do clima, eventos climáticos extremos e estruturação de um plano para aprimorar as ferramentas de prevenção e alerta de desastres.

Físico e doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Moraes realizou o pós-doutorado no Atmospheric Sciences Research Center da SUNY, nos Estados Unidos. É professor titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ao longo da trajetória profissional exerceu os cargos de diretor de Política e Programas Temáticos do MCTI, coordenador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do INPE e diretor-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul.

Atualmente, Moraes também coordena o Comitê Permanente da Organização Meteorológica Mundial (OMM) para Redução de Riscos de Desastres e é membro do Comitê Assessor de Ciência e Tecnologia para as Américas e Caribe, do Escritório da ONU para Redução de Risco de Desastres.

Fonte: matéria vinculada ao MCTI.