Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Jovens Cientistas do CCNE contempladas no Serrapilheira

Elas foram selecionadas pela 6ª chamada pública de apoio à ciência do Serrapilheira, focada em pesquisadores que propusessem grandes perguntas nas áreas de ciências naturais (física, química, geociências e ciências da vida), matemática e ciência da computação.

A parceria firmada entre o Serrapilheira, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as FAPs de alguns estados se dá por meio de cofinanciamento. Ou seja, o Serrapilheira e as FAPs apoiam conjuntamente cientistas selecionados pela chamada pública do instituto.  Os contemplados vão receber entre R$ 200 mil e R$ 700 mil, a serem usados durante cinco anos. Eles também terão acesso a recursos extras – até 30% do grant recebido – para investir como bônus da diversidade.

Do Departamento de Física do CCNE

Dyana Duarte
Universidade Federal de Santa Maria (RS)
Projeto: Existem fases exóticas no diagrama de fases da Cromodinâmica Quântica?
O projeto busca entender as implicações de dados recentes sobre ondas gravitacionais na cromodinâmica quântica – a teoria sobre o que se passa no interior das partículas subatômicas como prótons e nêutrons.

Do Departamento de Estatística do CCNE

Renata Rojas Guerra
Universidade Federal de Santa Maria (RS)
Projeto: Modelos dinâmicos para variáveis ​​aleatórias duplamente limitadas: como prever indicadores de desenvolvimento sustentável medidos em taxas e proporções?
Utilizando dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico sobre energia hidrelétrica, o projeto vai buscar técnicas estatísticas para a previsão de indicadores do desenvolvimento sustentável.

Fonte: https://serrapilheira.org/