Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Programa de Educação Tutorial da Física (UFSM) promove evento sobre Física Quântica

Nesta última quarta-feira (5), estudantes do CCNE puderam participar de mais uma edição do Ciclo de Palestras do Programa de Educação Tutorial (PET) Física da UFSM. Este tem como objetivo divulgar as linhas de pesquisa, laboratórios e trabalhos em andamento no curso de física, proporcionando aos alunos a oportunidade de conhecer essas iniciativas e se orientarem para futuras participações na pesquisa. O evento recebe professores do Departamento de Física ou estudantes da graduação e pós-graduação que possuam amplo conhecimento como palestrantes dos respectivos assuntos abordados.

Neste dia, o convidado Prof. Dr. Jonas Maziero realizou uma apresentação sobre “Relações de Complementaridade Quântica a partir dos Axiomas da Mecânica Quântica”. A complementaridade quântica – termo cunhado em 1928 pelo físico Niels Bohr – define que a relação entre matéria (partícula) e energia (onda) são complementares, não opostas. Durante a palestra, Maziero explorou as relações fundamentais entre as variáveis físicas na mecânica quântica¹, destacando a relação  de complementaridade entre essas duas áreas. Utilizando os princípios básicos (axiomas) da mecânica quântica, o palestrante demonstrou como essas relações podem ser entendidas e como podem contribuir para a compreensão dos fenômenos quânticos.

Prof. Dr. Jonas Maziero no Ciclo de Palestras

Em entrevista realizada pela equipe de Comunicação do CCNE, o professor conta que o interesse do estudo desta temática foi uma iniciativa dos estudantes. Ele complementa:

“Essa pesquisa fundamental é extremamente importante, pois é dela que surgem as descobertas que, no futuro, se tornarão aplicáveis em diversas áreas. […] Espero que eles percebam e entendam o quanto tempo levamos para desenvolver ideias até chegarmos a uma teoria sólida, como é o caso da mecânica quântica nos dias de hoje e o quanto conseguimos explicar com esses avanços.”

Maziero lidera o “Grupo de Informação Quântica em Fenômenos Emergentes”, ativo há nove anos. Este tem o foco na área da mecânica quântica, abordando temas como computação quântica, comunicação quântica e redes neurais artificiais. Através destas teorias, o grupo envolve a busca também por aplicações práticas, o que torna a pesquisa muito mais satisfatória aos estudantes. Para mais informações, a pessoa interessada pode entrar em contato com o Prof. Jonas pelo email: jonasmaziero@gmail.com.

A equipe do PET Física pretende continuar o Ciclo de Palestras na segunda quinzena do mês de agosto, tendo como convidado o Prof. Dr. Muryel Vidmar. Para mais informações sobre as próximas palestras, acompanhe a sessão de eventos do nosso site e as redes sociais do PET Física e do CCNE.

Texto: Maria Eduarda Silva da Silva, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.
Revisão e edição: Natália Huber da Silva, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

¹ A mecânica quântica estuda os sistemas da escala atômica ou subatômica, como os átomos, as moléculas, os prótons, os elétrons, dentre outras partículas subatômicas. Os estudos da mecânica quântica possibilitaram o entendimento de muitos fenômenos antes não explicados pela física, como a radiação de corpo negro e as órbitas estáveis do elétron. Saiba mais em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/fisica/mecanica-quantica