Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Escritores do CCNE marcam presença na 2ª edição ‘Editoração em Debate’ de 2023

Além de conversarem sobre os seus livros, os autores falaram sobre suas histórias no período da graduação até se tornarem docentes da instituição. Foto: @editoraufsm

Na tarde de terça-feira (05), no Salão Imembuí, no prédio da Reitoria, aconteceu a 2ª edição do “Editoração em Debate”, que direcionou sua atenção para o campo da publicação e divulgação científica. A escolha do tema visa ampliar o reconhecimento das iniciativas promovidas pela editora, que desempenha um papel fundamental na promoção da ciência e no desenvolvimento de conteúdos acadêmicos acessíveis no cenário editorial. O evento tem como objetivo estimular discussões relacionadas às produções acadêmicas, as quais constituem a base do trabalho da Editora UFSM.

Durante a programação, também ocorreu o lançamento da coleção ‘’Textos Introdutórios UFSM’’ que é dedicada à publicação de livros didáticos e introdutórios, destinados para estudantes de graduação dos primeiros semestres ou leitores que desejam iniciar sua formação em áreas específicas. Neste contexto, o Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) foi representado por três escritores e seus respectivos livros (descritos abaixo). Além do lançamento, os docentes compartilharam suas experiências com a produção dos livros, o processo criativo envolvido e os desafios enfrentados no processo de escrita.

“Sistemática e Taxonomia Vegetal,” de Guilherme Bordignon Ceolin;

O objetivo do livro é ensinar como classificar e nomear espécies vegetais, tornando esses temas aparentemente complexos, mais acessíveis e práticos. O livro utiliza exemplos do cotidiano e aplicações reais para demonstrar como o conhecimento em sistemática e taxonomia vegetal é utilizado em diversas áreas, incluindo as Ciências Rurais e outros campos de atuação relacionados às plantas.

“Matemática Computacional com Python,” de Tiago M. Buriol;

Neste livro, você encontrará uma introdução abrangente aos conceitos fundamentais, métodos e aplicações da matemática computacional. Começando com exemplos simples e códigos de fácil compreensão, cada capítulo aborda novos tópicos em cálculo e álgebra linear, proporcionando a você, leitor, uma base sólida para a aplicação prática da matemática computacional utilizando Python.

“Equilíbrio químico: uma abordagem aplicada,” de Cláudia S. Barin e Martha B. Adaime.

O livro foca nas reações químicas reversíveis, onde os reagentes podem se transformar em produtos e vice-versa. As autoras explicam os conceitos de equilíbrio químico em sistemas tanto homogêneos quanto heterogêneos, mostrando como a Química está presente em nossos alimentos, no ar que respiramos e até mesmo no solo sob nossos pés.

O evento “Editoração em Debate” destacou o compromisso da Editora UFSM com a promoção da ciência e da educação e com a participação ativa de acadêmicos e docentes, que proporcionaram um ambiente propício para discussões relevantes e o intercâmbio de ideias.

Texto: Maria Eduarda Silva da Silva, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.