Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conheça o Grupo de Pesquisas Climáticas da UFSM



Fundado em 2010, o Grupo de Pesquisas Climáticas (GPC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem como missão reunir pesquisadores que estão envolvidos no estudo do clima, não apenas do curso de bacharelado em Meteorologia, mas também de outras áreas da Universidade. A Professora Dra. Simone Ferraz, coordenadora do GPC, conta que o grupo é dedicado a envolver estudantes de graduação e da pós-graduação, em suas atividades e projetos de pesquisa. Atualmente o grupo tem se destacado como um centro de inovação e aprendizado no campo da meteorologia e das mudanças climáticas na UFSM.

Logo do Grupo de Pesquisas em Clima (GPC) da UFSM.

As linhas de pesquisa deste grupo abrangem uma ampla gama de tópicos relacionados ao clima, incluindo mudanças climáticas, agroclimatologia (estuda a interação dos fenômenos meteorológicos e seus impactos na cadeia produtiva do sistema agropecuário), eventos climáticos extremos e fenômenos como El Niño. O objetivo é compreender e explorar os diversos aspectos do clima não apenas no Rio Grande do Sul, mas em todo o Brasil.

 

Thais Rubert, bolsista do projeto que participou da gravação no vídeo de divulgação no CCNE

Thais Rubert, bolsista do projeto, destacou como a participação no Grupo de Pesquisas Climáticas têm enriquecido sua jornada acadêmica. Além de adquirir conhecimento na área da meteorologia, Thais também teve a oportunidade de participar do Congresso Argentino de Meteorologia. Nesse evento, ela apresentou seu projeto de pesquisa, compartilhou seus resultados e interagiu com colegas e especialistas do mesmo campo. Essa experiência proporcionou a ela a oportunidade de trocar ideias e conhecimentos com outros estudiosos.

Professora Simone Ferraz gravando a sua participação no vídeo onde falou sobre as linhas de pesquisa e os objetivos do grupo

A professora Simone enfatiza que os próximos anos serão dedicados à consolidação das pesquisas no grupo, além do compromisso de devolver à sociedade produtos de alta qualidade. Com sua visão de fomentar a pesquisa, promover a formação de jovens cientistas e contribuir para uma compreensão mais profunda do clima, o Grupo de Pesquisas Climáticas continua a desempenhar um papel importante no avanço do conhecimento climático e na educação de futuros e futuras especialistas.

 

Para conhecer a equipe, assista o vídeo de divulgação do GPC no instagram do CCNE, em: bit.ly/gpclimaticas.

 

Texto: Maria Eduarda Silva da Silva, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE, Simone Ferraz, coordenadora do GPC e Thais Rubert, bolsista do GPC
Revisão e edição: Natália Huber, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-4558

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes