Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Aluno do Curso de Física recebe menção honrosa em evento da Sociedade Brasileira de Física

O aluno do Curso de Bacharelado em Física da UFSM, Iago Francisco Mühl, recebeu menção honrosa na XI Escola Brasileira de Magnetismo realizada em Porto Alegre, entre os dias 22 e 28 de novembro de 2023. O trabalho, intitulado  “Quantum Ising model on the frustrated square lattice with interactions between third neighbors”, foi apresentado em formato de pôster e é resultado das atividades de iniciação científica do estudante, realizadas junto ao Laboratório de Teoria da Matéria Condensada da UFSM. A Escola Brasileira de Magnetismo é um evento tradicional promovido pela Sociedade Brasileira de Física e voltado para estudantes de física e engenharias em estágios de iniciação científica e pós-graduação. Mühl afirma que “é muito gratificante ver nosso trabalho sendo valorizado pela ótica de outros”.

A pesquisa, conduzida sob orientação do professor Dr. Mateus Schmidt, trata das transições de fase magnéticas em sistemas de baixa dimensionalidade, focando nos efeitos de interações e flutuações quânticas. Os resultados deste trabalho também foram relatados no artigo “Effects of third-neighbor interactions on the frustrated quantum Ising model“, recentemente aceito para publicação no periódico Physical Review E, que é publicado pela Sociedade Americana de Física. Este artigo foi elaborado juntamente com o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Física da UFSM, Matheus Roos, e em colaboração com pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

A equipe do Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM parabeniza o estudante, seu orientador e a equipe integrada ao Laboratório de Teoria e Matéria Condensada que o acompanhou neste estudo e desejamos sucesso nas novas pesquisas e descobertas que surgirão no próximo ano.

O estudante de Bacharelado em Física da UFSM, Iago Francisco Mühl, ao lado do pôster exposto que lhe concedeu a menção honrosa na XI Escola Brasileira de Magnetismo.