Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisadores do Laboratório de Geologia Ambiental da UFSM lideram projeto Multicêntrico de Pesquisa-Ação e Inovação para Santa Maria

Pesquisadores da UFSM foram convidados pelo Ministério das Cidades a realizar a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos, projeto que iniciará neste mês de março.



Em julho de 2023, pesquisadores do Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM foram convidados pela Secretaria de Periferias do Ministério das Cidades para fazer parte do Projeto Multicêntrico de Pesquisa-Ação e Inovação na área de elaboração de Plano Municipal de Redução de Riscos e Desastres (PMRR) para Santa Maria tendo início na última quarta-feira (06).

O Ministério das Cidades selecionou 16 grupos de pesquisas e laboratórios de universidades públicas, com conhecimento e capacidade técnica para elaborar um Plano Municipal de Redução de Riscos de Desastres, em 20 municípios suscetíveis e críticos a desastres. A distribuição espacial desses municípios buscou representar a diversidade regional, e a avaliação considerou a capacidade das universidades na elaboração dos Planos Municipais de Redução de Riscos.

Distribuição espacial dos 20 municípios contemplados e as Universidades envolvidas.
Fonte: Secretaria Nacional de Periferias (SNP) do Ministério das Cidades (MCID), Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco (DPR) .

 

Segundo Andrea Valli Nummer, docente do departamento de Geociências da UFSM e coordenadora do Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM), o projeto será elaborado por equipe técnica composta pelos professores da Universidade: Luis Eduardo Robaina, Romário Trentin, Rinaldo Barbosa Pinheiro e ela própria, contando ainda com a participação de bolsistas de graduação e pós-graduação da UFSM. Já, o Comitê Gestor Municipal será formado por representantes das Secretarias de Defesa Civil, Assistência Social, Captação de Recursos de Habitação e o Instituto de Planejamento (IPLAN) da Prefeitura Municipal de Santa Maria.

O Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) será desenvolvido ao longo de 18 meses, iniciando neste mês de março. O projeto possui um papel importante no conhecimento técnico dos setores de risco como inundação e movimentos de massa (escorregamentos) e da priorização das áreas para investimentos públicos e privados, com intervenções estruturais e não estruturais para redução de riscos. Portanto, é imprescindível para as medidas de prevenção e redução de perigos de desastres.  

O mapeamento de riscos – que compreende a identificação, a análise e a localização de perigos e vulnerabilidades – é uma etapa crucial para o apoio à gestão de riscos e ao planejamento de uma série de medidas preventivas e/ou mitigadoras que podem prevenir desastres e seus efeitos, conforme o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR).

A parceria entre o Ministério das Cidades, a Secretaria de Periferias e as Universidades não se limita somente à elaboração do plano, mas busca alcançar objetivos mais amplos Dentre estes, são incluídos o aprimoramento de métodos de mapeamento e análise de riscos, o desenvolvimento institucional e acadêmico, a formação de profissionais em Gestão de Riscos de Desastres e a atualização das políticas públicas. Esses métodos e produtos finais visam responder às atuais demandas da sociedade diante dos desafios climáticos evidenciados, principalmente, nas últimas duas décadas.

O Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM)¹

Logo do projeto LAGEOLAM

Em atividade desde 1995, sob a coordenação dos professores Luís Eduardo de Souza Robaina e Romario Trentin, o Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) desenvolve atividades nas áreas de diagnóstico ambiental e geologia aplicada, contribuindo para o conhecimento sobre processos geomorfológicos, zoneamentos geoambientais e áreas de risco de danos e perdas devido a ocorrência de processos superficiais. Os trabalhos de extensão do grupo são voltados a mapeamentos temáticos e a criação de Atlas Geoambientais. Considerando que a questão dos riscos ambientais no ambiente urbano se multiplica, os pesquisadores buscam alternativas que visem harmonizar a relação entre os moradores locais e a preservação da qualidade ambiental.

Andrea conta que o convite para fazer parte da criação do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) foi realizado em julho do ano passado. A equipe do Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco (DPR) da Secretaria Nacional de Periferias (SNP) pertencente ao Ministério das Cidades (MCID) realizaram uma busca por grupos de pesquisa pelo país que tivessem experiência em pesquisas sobre áreas de risco. O Laboratório de Geologia Ambiental foi o escolhido por obter conhecimento e pesquisas sobre o tema no estado do Rio Grande do Sul.

As pesquisas desenvolvidas no LAGEOLAM se concentram em duas linhas²:

  • Estudo da problemática das áreas de risco e dos desastres naturais em áreas urbanas do Rio Grande do Sul. O objetivo destes trabalhos é identificar e analisar áreas de risco geomorfológico, em especial nas cidades de Santa Maria e Porto Alegre, Alegrete, Rosário do Sul, Dom Pedrito,São Gabriel, Agudo, Santa Cruz do Sul , Lajeado, Parobé,  entre outros. 
  • Mapeamento geológico-geomorfológico e a análise dos processos erosivos relacionados à dinâmica superficial no Oeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os trabalhos desenvolvidos visam, dentro do tema dos processos erosivos e sua relação com a dinâmica superficial, elaborar um mapa geoambiental da bacia hidrográfica do Rio Ibicuí.

Em parceria com o Ministério das Cidades, o Laboratório de Geografia Ambiental (LAGEOLAM), contribuirá ativamente na elaboração do projeto, fortalecendo não apenas a gestão de riscos, mas também promovendo o desenvolvimento acadêmico e institucional ao longo da execução do projeto. A iniciativa reflete o compromisso do laboratório em enfrentar desafios climáticos e antropogênicos e promover a harmonia entre as comunidades locais e a preservação ambiental.

 

—————-

¹ Trecho adaptado da matéria “Geologia, Geomorfologia e Geotecnologia: grupos acadêmicos da Geografia”, de autoria de Jéssica Missias Medeiros e Natália Huber da Silva, da revista (magazine) “CCNE para todos”.

² Informações sobre as linhas de pesquisas retiradas do Site da UFSM.

 

Texto: Andréa Nummer, professora do departamento de Geociências da UFSM e Maria Eduarda Silva da Silva, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Revisão e edição: Natália Huber da Silva, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-4823

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes