Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Nota de Falecimento

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Clândio Marques da Rocha (UFSM). Uma pessoa de inestimável valor, que deixou marcas profundas no coração de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Sua memória será eternamente preservada através das histórias compartilhadas e dos momentos que juntos vivenciamos.

Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares e amigos, e oferecemos nossas condolências pela inestimável perda. Que as boas lembranças trazidas por Clândio sejam um conforto para todos nós que agora o homenageamos.

Clândio Marques da Rocha, cujo falecimento lamentamos profundamente, foi uma figura emblemática na história do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Como diretor, ele desempenhou um papel crucial no desenvolvimento e na expansão do centro, contribuindo significativamente para o avanço do ensino e da pesquisa científica.

Sob sua liderança, o CCNE se destacou por sua missão de priorizar o ensino, a pesquisa e a disseminação do conhecimento, incentivando a iniciativa e a transformação da realidade por meio da extensão universitáriaO professor Clândio foi responsável por uma época de crescimento e inovação, durante a qual o centro expandiu seus departamentos de ensino, cursos de graduação e pós-graduação, além de fortalecer sua infraestrutura com laboratórios e salas de aula que permitiram aos acadêmicos vivenciarem atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Além de suas contribuições administrativas, o professor Clândio também foi um educador apaixonado, tendo atuado como professor no curso de medicina e chefe de departamento. Sua dedicação à UFSM e ao CCNE deixou um legado duradouro que continuará a inspirar futuras gerações de estudantes e professores.

A comunidade acadêmica do CCNE e todos aqueles que tiveram a honra de trabalhar com Clândio Marques da Rocha sentirão imensamente sua falta. Sua visão e liderança foram fundamentais para moldar o CCNE em uma instituição de excelência. Que seu espírito pioneiro e seu compromisso com a educação permaneçam conosco como uma fonte de inspiração eterna.