Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora egressa da UFSM ganha prêmio da Sociedade Brasileira de Matemática



Professora egressa da UFSM ganha prêmio da Sociedade Brasileira de Matemática

Elenice Carvalho Alves, professora da rede municipal licenciada em matemática, recebeu o Prêmio Regional de Dissertações promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O estudo, intitulado “A teoria das situações didáticas e o jogo da onça como opção estratégica de ensino”, recebeu a premiação de melhor dissertação de mestrado da Região Sul, no II Encontro Nacional do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). 

A Prof.ª Elenice defendeu sua pesquisa em 2023, pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A dissertação relacionou o ensino da matemática com a cultura e a história afro-brasileira e indígena, consoante a lei N° 11.645/2008. A aplicação de métodos foi realizada na Escola Municipal Waldemar Borges, no município de Alegrete (RS). 

A docente destacou a relevância de trabalhar as questões étnico-culturais em sala de aula, não apenas nas disciplinas das Ciências Humanas e Sociais, mas também nas Ciências Naturais e Exatas. “Trabalhar tais questões é um compromisso social e educativo, por isso é preciso que outras áreas se envolvam nessa importante discussão, como a matemática”, declarou.

O Prêmio Regional de Dissertações do PROFMAT busca valorizar e promover visibilidade aos trabalhos acadêmicos desenvolvidos em cada uma das cinco regiões do Brasil. As dissertações submetidas são indicadas pelos coordenadores institucionais e avaliadas por um comitê de especialistas. Os vencedores ganharam uma placa de homenagem e a oportunidade de compartilhar suas experiências e resultados em uma palestra durante a premiação.

“Muitas vezes, os povos indígenas são retratados como se estivessem presos no passado, como se ainda vivessem em 1500. É importante trazer esse debate para mostrar que eles continuam presentes, com sua cultura viva e em constante transformação”, a Profª Elenice explicou no decorrer da sua palestra.
O evento ocorreu na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, no dia 15 de outubro de 2025. Nas duas edições do Encontro, os premiados da Região Sul foram professores egressos da UFSM.

 

Texto: Pollyana Escobar Bronzatto, acadêmica do curso de Jornalismo da UFSM e Bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE. 

Revisão e edição: Daíse dos Santos Vargas, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-6613

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes