Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisador do CBPF é homenageado no Rio Grande do Sul



Pesquisador do CBPF é homenageado no Rio Grande do Sul

Ciência como propulsora da integração nacional: o pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e coordenador do Laboratório Multiusuário de Nanociências e Nanotecnologia (LabNano) do instituto, Rubem Luis Sommer, foi homenageado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul.
O reconhecimento veio do Laboratório de Magnetismo e Materiais Magnéticos (LMMM) da Universidade, que consagrou pesquisadores que tiveram contribuições na fundação e consolidação do laboratório. “Sua trajetória inspira, seus gestos ensinam e sua presença fortalece”, diziam as placas dadas aos homenageados.

Vanguarda

O LMMM foi o primeiro laboratório a desenvolver pesquisas em Física da Matéria Condensada, mais exatamente em Magnetismo e Materiais Magnéticos. “Na época, conseguimos montar uma equipe altamente qualificada que desenvolveu a primeira junção túnel magnética no Brasil (em 2001, num projeto liderado pelo Prof. Luiz Fernando Schelp, do LMMM)”, explica Sommer.

Para fazer isso e obter outros resultados importantes para a área de magnetismo no país, foi realizado um intenso trabalho de instrumentação científica com a montagem de sistemas de deposição de filmes finos, adequação de difratômetros de raios-X, desenvolvimento de vários magnetômetros e instrumentação para desenvolver medidas de magnetotransporte, estudos de ruído Barkhausen, magnetoimpedância e absorção em micro-ondas.

“Para este desenvolvimento, foi importante ter o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, principalmente, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), que adotou uma política de distribuição regional dos recursos de fomento, permitindo um desenvolvimento integrado da ciência no estado. A equipe do LMMM (Schelp, Marcos André Carara, Lúcio Dorneles, Ricardo Barreto, Josué Rigue e Artur Harres de Oliveira) continua com atuação forte na área de magnetismo e física da matéria condensada”, conclui o físico.

LMMM: https://www.ufsm.br/grupos/lmmm

CBAN: https://cbpf.br/cban/index.html

SBPMat / BR-MRS: https://www.instagram.com/sbpmat_bmrs/

Rubem Luis Sommer e Ricardo Barreto - Crédito: LMMM
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-6668

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes