Na manhã do dia 13 de janeiro de 2026, às 9h30, foi realizada a Cerimônia de Posse da nova Direção do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), referente à gestão 2026–2029. O evento ocorreu no Auditório C, do Prédio 18, reunindo autoridades universitárias, gestores, docentes, técnicos-administrativos em educação, estudantes, familiares e a comunidade acadêmica.
Na ocasião, tomaram posse o professor doutor Félix Alexandre Antunes Soares, como Diretor, e o professor doutor Cristiano Giacomelli, como Vice-Diretor do CCNE. A cerimônia contou com a presença da reitora da UFSM, professora Martha Bohrer Adaime, e do vice-reitor, professor Tiago Bandeira Marchesan, além de diretores de outros centros da Universidade, coordenadores de cursos do CCNE e representantes da comunidade acadêmica.
Em sua fala de despedida, o então diretor professor José Neri Gottfried Paniz fez um balanço de sua gestão, destacando desafios enfrentados ao longo do mandato e ressaltando a importância da parceria com o Vice-Diretor, professor Hans Rogério Zimmermann, a quem agradeceu pelo trabalho conjunto. Paniz também manifestou seu reconhecimento e gratidão a toda a comunidade acadêmica do CCNE pelo apoio e pela colaboração ao longo da gestão.
Já em discurso conjunto, os professores Félix Soares e Cristiano Giacomelli reafirmaram o compromisso assumido desde o período de campanha com a comunidade do CCNE, enfatizando uma gestão próxima, participativa e pautada no diálogo. O novo diretor agradeceu a presença da comunidade na cerimônia e deixou uma mensagem especial àqueles que não puderam comparecer, colocando a Direção à disposição para o diálogo:
“Queríamos agradecer a presença da comunidade do CCNE na posse de hoje. Aos que não conseguiram estar presentes, estamos à disposição na sala da Direção para um café, uma conversa, para o que precisarem. Essa nova gestão estará sempre presente com a comunidade do CCNE, para que possamos ter uma caminhada mais leve para todos e todas.”
Sobre as expectativas para o novo mandato, destacou: “Esperamos que os próximos quatro anos sejam de diálogo, integração e de crescimento do CCNE.”
Encerrando a cerimônia, a reitora Martha Adaime ressaltou a importância da coletividade na gestão, compartilhou sua trajetória pessoal e profissional com e no CCNE e destacou o significado de empossar um ex-aluno como diretor do Centro, reforçando a relevância da formação acadêmica e do compromisso institucional.
A Cerimônia de Posse marcou, assim, o início de um novo ciclo de gestão no CCNE, pautado pela integração, pelo diálogo e pelo fortalecimento das relações com a comunidade acadêmica.