Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

UFSM marca presença no I Encontro Paranense de Tecnologia na Educação Matemática

Entre os dias 22 e 24 de novembro, alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Matemática da UFSM estiveram presentes no I Encontro Paranaense de Tecnologia na Educação Matemática, promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Paraná (SBEM-PR).

Realizado na Universidade Estadual do Paraná (Unesperar), na cidade de Apucarana/PR, o evento em sua primeira edição buscou discutir questões como as interações entre pesquisadores em educação matemática, ações para melhoria da qualidade do ensino de matemática nos diferentes níveis de escolaridade e também a socialização de experiências concernentes à tecnologia na educação matemática.

Com a tecnologia e educação em pauta, o evento contou com mesas de discussão voltadas para este assunto. Em uma das mesas, que teve como debatedora a professora Carmen Vieira Mathias (UFSM), buscou-se compreender as perspectivas futuras das temáticas relacionadas ao evento. Neste sentido, as discussões da mesa pautaram a gameficação, robótica educacional, realidade aumentada e aplicativos para dispositivos móveis.

Alunos da UFSM no I Encontro Paranense de Tecnologia na Educação Matemática. Foto: Arquivo pessoal.

A gameficação é um método que explora técnicas de jogos que são aplicadas em ambientes que não os dos jogos, com o intuito de engajar as pessoas. A robótica educacional também cumpre papel na motivação da aprendizagem, através do uso de tecnologias como computadores e outros artifícios. Já a realidade aumentada refere-se a uma experiência que articula os sensores humanos, tais como visão e audição, por meio de uma interatividade proposta por objetos como óculos e computadores.

Os alunos da UFSM também participaram do encontro através da apresentação de trabalhos que foram articulados dentro de projetos da graduação e pós-graduação da instituição, como o Programa de Educação Tutorial (PET) e recortes de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado.

Além das mesas e outras atividades programadas do evento, a professora Carmen Vieira Mathias juntamente aos alunos Luiza Morin (PET Matemática – UFSM) e Jonathan de Aquino da Silva (PROFMAT), foram convidados pela organização para realização do  minicurso “GeoGebra e generalizações”, que aborda o uso das Tecnologias Digitais na exploração da generalização de conceitos matemáticos.

O evento gerou positiva repercussão entre os seus participantes. Sabrina Paris de Lima, acadêmica da UFSM, relatou que o evento foi ótimo por garantir um espaço de discussão e integração a partir da exposição de experiências de diferentes pessoas. “Acredito que com este compartilhamento de ideias é que descobrimos os novos caminhos para avançar com relação a temas como este.”, disse Sabrina. Enquanto isso, para Jonathan o evento implicou pessoalmente em seu conhecimento: “ele [o evento] despertou minhas ideias sobre algumas outras áreas que eram até então desconhecidas por mim, como a Gameficação. O trabalho com o Geogebra sempre fez parte da minha vida acadêmica e profissional, e, o evento, além de reforçar isso, me deu uma bagagem para ser explorada futuramente.”, comentou.

Texto por: J. Antônio de Souza Buere Filho, acadêmico de Comunicação Social – Produção Editorial e bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE

Edição: Wellington Gonçalves, relações públicas do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE

Notícia vinculada a