Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Grupos Acadêmicos na Área de Estatística

Grupos Acadêmicos do CCNE

Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria da Resposta ao Item – GEPTRI

Categoria: Pesquisa
Coordenador: Prof. Fernando de Jesus Moreira Junior
Contato: fmjunior777@yahoo.com.br

O GEPTRI é um Grupo de Pesquisa interdisciplinar criado em 2012 que congrega estudantes e pesquisadores da UFSM e de outras instituições interessados em realizar estudos e pesquisas teóricos e aplicados em diversas áreas utilizando a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para avaliar e validar instrumentos de medidas, desenvolver escalas de mensuração e realizar simulações. O GEPTRI atua em cinco linhas de pesquisas: Simulações em Teoria da Resposta ao Item, Teoria da Resposta ao Item Aplicada à Avaliação Educacional, Teoria da Resposta ao Item Aplicada à Epidemiologia e à Psicologia, Teoria da Resposta ao Item Aplicada à Gestão e Produção, e Testes Adaptativos Informatizados – TAI.

StatUFSM: a estatística ao alcance de todos

Categorias: Ensino e Extensão
Coordenadora de ensino: Profa. Dra. Laís Helen Loose
Coordenadora de Extensão: Profa Dra. Renata Rojas Guerra
Contato: renata.rojasg@gmail.com e lais.loose@ufsm.br

O StatUFSM é um grupo de ensino e extensão criado em 2021 com objetivo de divulgar a estatística de forma descomplicada, mostrando a importância desta ciência e a multidisciplinaridade de suas aplicações em diferentes setores da indústria e comércio. O StatUFSM atua em três tipos de ações indissociavelmente ligadas ao ensino e à extensão: 1) divulgação da estatística e de técnicas de visualização de dados; 2) organização de eventos com o propósito de ampliar o acesso da sociedade aos saberes e desenvolvimentos tecnológicos da área; 3) cursos de extensão e videoaulas de curta duração sobre conteúdos de estatística. As atividades do grupo podem ser acompanhadas através dos perfis nas redes sociais do StatUFSM, instagram e facebook

Grupo de Estatística Computacional e Ciência de Dados (CSDS – Computational Statistics and Data Science)
Coordenador: Fábio Mariano Bayer
Contato: bayer@ufsm.br
Site: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3502449382503299

O grupo CSDS desenvolve pesquisas teóricas e aplicadas no âmbito da estatística metodológica, estatística computacional, aprendizado de máquina, ciência de dados, processamento estatístico de sinais e imagens. O grupo de pesquisas estabelece colaborações científicas com pesquisadores de países como EUA, Itália e Suécia, além de colaborações com pesquisadores de diversas instituições brasileiras. O CSDS também tem tido forte atuação na formação de recursos humanos. Alunos atuais e/ou egressos do grupo conquistaram prêmios de sociedades científicas nacionais em níveis de iniciação científica, mestrado e doutorado.

Grupo de estudos e pesquisa em estatística aplicada – GEPEA
Coordenadora: Luciane Flores Jacobi

O GEPEA foi criado e registrado no CNPq, no ano de 2021, sendo constituído por estudantes e pesquisadores da UFSM e de outras instituições interessados em realizar pesquisas aplicando as teorias estatísticas na solução de problemas nas diversas áreas do conhecimento científico. O grupo possui duas linhas de pesquisas: Estatística Aplicada e Bioestatística.
Atenciosamente