Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Grupos Acadêmicos na área de Meteorologia

Grupos Acadêmicos do CCNE

Interações Superfície Atmosfera na Rede Sulflux

Categoria: Pesquisa
Coordenadora: Débora Regina Roberti
Contato: debora@ufsm.br

Compreender os padrões e os mecanismos de controle dos fluxos superficiais de energia e gases do efeito estufa nos diferentes ecossistemas é fundamental para avaliar e prever possíveis impactos antropogênicos ou de mudanças climáticas. Estudos que descrevem os mecanismos da interação entre a superfície e a atmosfera em climas subtropicais no Hemisfério Sul, são raros. No entanto, no sul do Brasil, esforços estão sendo somados para manter uma rede de monitoramento dos fluxos superficiais em diferentes agroecossistemas, a rede SULFLUX. Nesta rede, medidas de longo prazo são realizadas utilizando a metodologia de eddy covariance, que é o estado da arte na estimativa das trocas de carbono, energia, água entre o ecossistema e a atmosfera. Os resultados obtidos pelo grupo de pesquisa têm impacto direto na melhoria de modelos de previsão de Tempo e Clima, fundamental para o nosso dia a dia e para a previsão de futuros impactos no ecossistema devido ao crescente aumento dos níveis de CO2 na atmosfera.

Grupo de Pesquisas Climáticas (GPC)

Categoria: Pesquisa
Coordenadoras: Simone Erotildes Teleginski Ferraz e Nathalie Tissot Boiaski
Contato: simonetfe@ufsm.br

O GPC vem desenvolvendo trabalhos em diferentes escalas temporais (desde a escala sinótica até a escala decadal) e espaciais (incluindo fenômenos de impacto regional até fenômenos com efeito global). São utilizadas séries meteorológicas mensais e diárias para todo o Brasil e técnicas estatísticas simples (desvio padrão, média, variância etc.) e complexas (análise multivariada, analise espectral, etc.) para definir o clima presente e passado e talvez inferir possíveis alterações climáticas. Além das ferramentas estatísticas, o grupo também tem realizado estudos numéricos utilizando modelos regionais de clima. Também estão sendo realizadas análises de impacto das possíveis mudanças climáticas em culturas agrícolas. Esta análise está sendo feita em parceria com o grupo de agrometeorologia da UFSM. Como o GPC está inserido em uma Universidade, também são realizadas atividades de ensino e treinamento para futuros pesquisadores. Esta atividade é conduzida na forma de Discussões Climáticas Mensais realizadas pelos diferentes alunos do Grupo e apresentadas para os estudantes do Curso de Meteorologia e de Pós-Graduação.