
O professor Érico Flores, dos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e em Engenharia Química (PPGEQ) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), participou da Assembleia Geral da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), em Kuala Lumpur, Malásia. O encontro ocorreu nos dias 12 e 13 de julho, com representação de países com assento na DQA, como Austrália, Japão, Reino Unido, Itália, Finlândia e Estados Unidos.
A IUPAC, a maior organização internacional de Química, é composta por representantes de países membros da ONU. A cada dois anos a entidade se reúne, Neste ano, a discussão tratou de aspectos metrológicos e desafios para os métodos analíticos modernos, além de decisões estratégicas para a área de Química.
Como membro associado eleito pela Divisão de Química Analítica (DQA) da IUPAC, Érico participou da reunião com direito a voto nas decisões tomadas. Atualmente, o professor da UFSM é o único representante brasileiro nas divisões da IUPAC. Ele é membro da DQA desde 2017 e já assumiu a vice-presidência por dois anos.
Na avaliação de Érico, a participação em reuniões de órgãos representativos internacionais é importante para dar visibilidade à pesquisa da UFSM e para melhorar a cooperação científica com grupos de pesquisa com reputação internacional.
Texto: Agência de Notícias UFSM.