Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Professor leva alunos de Dendrologia para explorar a floresta estacional decidual de Vale Vêneto

Hoje (05), o professor Luciano Denardi, da disciplina de Dendrologia (Departamento de Ciências Florestais – UFSM), levou seus alunos para uma aula prática na floresta estacional decidual, localizada em Vale Vêneto. O principal objetivo da viagem técnica foi identificar e descrever as principais espécies arbóreas que possuem importância econômica, ecológica e ornamental dentro dessa tipologia florestal.

A Dendrologia é uma disciplina que estuda as árvores em sua totalidade, incluindo a identificação, classificação, descrição e ecologia das espécies arbóreas. Com essa excursão, o professor Luciano busca proporcionar aos alunos uma experiência prática e enriquecedora, permitindo-lhes aplicar seus conhecimentos teóricos em um ambiente real.

A floresta estacional decidual é um tipo de floresta caracterizada pela perda sazonal de suas folhas. Essa tipologia florestal é de extrema importância tanto do ponto de vista econômico, com espécies que fornecem madeira valiosa, quanto do ponto de vista ecológico, por sua riqueza em biodiversidade e seu papel na conservação do solo e na regulação do clima.

Além disso, a floresta estacional decidual também possui árvores com valor ornamental que são utilizadas em projetos paisagísticos e áreas urbanas. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de identificar e aprender sobre várias espécies arbóreas, explorando suas características distintas e apreciando sua beleza natural.

Com a aula prática de Dendrologia na floresta estacional decidual no Vale Vêneto, os alunos tiveram a oportunidade de ampliar seu conhecimento e entender a importância das espécies arbóreas em um cenário real.