A pesquisa sobre as variações de origens das artérias coronárias em equinos, desenvolvida pela aluna Bárbara da Silva Andrade, acadêmica do curso de Medicina Veterinária da UFSM sob a orientação do Prof. Dr. Luciano de Morais Pinto, do departamento de Morfologia conquistou o prêmio de melhor trabalho de Anatomia Veterinária apresentado no XIX CONGRESO DE ANATOMÍA DEL CONO SUR realizado em Concepción/Chile em novembro de 2017. Diversos trabalhos oriundos de grandes universidades norte-americanas, alemãs, austríacas, brasileiras, chilenas e outras da América do Sul participaram do congresso.
O trabalho faz parte de uma iniciativa dos docentes do departamento, iniciada em 2016 que consta atualmente com outros dezenove projetos de pesquisas em anatomia funcional apoiada por alunos de Iniciação Científica vinculados aos cursos de Medicina veterinária e Zootecnia.
Os resultados obtidos na pesquisa podem provocar um novo questionamento sobre os padrões morfológicos de circulação coronariana já estabelecidos para muitas espécies de mamíferos, além de inferir sobre fluxo sanguíneo coronariano.