A Subdivisão de Tecnologia da Informação do CCS é vinculada ao Núcleo de Infraestrutura do CCS (INFRA/CCS). Além das competências gerais correspondentes constantes no Regimento Geral, compete:
- Organizar e conduzir as atividades de TI no âmbito da Unidade de Ensino;
- Dar suporte a docentes e TAEs na instalação de softwares;
- Dar suporte de TI aos projetos de ensino, pesquisa e extensão da Unidade de Ensino; e,
- Planejar junto com a direção da Unidade as aquisições e melhoramentos a serem realizadas no TI da Unidade.
São atribuições especiais do chefe da Subdivisão de Tecnologia da Informação atender, gerenciar e executar as demandas de informática das subunidades da Unidade de Ensino.
Email: sti.ccs@ufsm.br
Telefone: (55) 3220 9568
Sala: 1356/ Prédio: 26A
Suporte Técnico
Descrição
- Avaliação geral de problemas em computadores e outros equipamentos de TI.
- Consultoria técnica para apoio a tomada de decisões estratégicas envolvendo tecnologia.
- Planejamento de compras de equipamentos.
- Avaliação e comparação de soluções de software para diversos cenários.
- Alocação de recursos de TI conforme criteriosa avaliação de necessidade.
- Outras consultas que envolvam conhecimento técnico específico.
- Formatação e otimização de sistemas operacionais.
- Windows 10 ou superior em computadores mais novos, Linux Mint em computadores antigos.
- A formatação inclui a instalação de um conjunto de softwares básicos contendo navegador de internet, programas de escritório, PDF, multimídia (áudio, vídeo e imagens) e compressor de arquivos (zip, rar, etc).
- A responsabilidade sob os arquivos salvos no computador é do usuário, não garantimos a restauração dos mesmos após a formatação.
- Programas licenciados somente serão reinstalados mediante fornecimento por parte do usuário das respectivas licenças de uso originais.
- Instalação de programas básicos que fazem parte do conjunto de Software Padrão (os mesmos utilizados na formatação) ou específicos do setor.
- Instalação do Sistema de Informação para o Ensino (SIE).
- Registro de computadores e notebooks para utilização via cabo na internet da UFSM.
- Instalação física de computadores, impressoras, scanners e projetores (desde que em local acessível).
- Instalação, configuração e alteração de senha de roteadores patrimoniados fornecidos pelo usuário.
- Instalação e configuração de impressoras.
- Suporte de nível básico. Para reparos, limpeza e problemas mais complexos favor encaminhar o equipamento ao LAMI.
- Troca de toner fornecido pelo usuário.
- Upgrade de computadores e troca de placas internas (memória, HD, SSD, placas de vídeo/áudio/rede), mediante fornecimento de peças compatíveis por parte do usuário.
- Troca de periféricos (mouse, teclado, etc)