Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Subdivisão de Tecnologia de Informação

A Subdivisão de Tecnologia da Informação do CCS é vinculada ao Núcleo de Infraestrutura do CCS (INFRA/CCS). Além das competências gerais correspondentes constantes no Regimento Geral, compete:

  • Organizar e conduzir as atividades de TI no âmbito da Unidade de Ensino;
  • Dar suporte a docentes e TAEs na instalação de softwares;
  • Dar suporte de TI aos projetos de ensino, pesquisa e extensão da Unidade de Ensino; e,
  • Planejar junto com a direção da Unidade as aquisições e melhoramentos a serem realizadas no TI da Unidade.

São atribuições especiais do chefe da Subdivisão de Tecnologia da Informação atender, gerenciar e executar as demandas de informática das subunidades da Unidade de Ensino.

Email: sti.ccs@ufsm.br
Telefone: (55) 3220 9568
Sala: 1356/ Prédio: 26A

 

 Suporte Técnico

 Descrição
  1. Avaliação geral de problemas em computadores e outros equipamentos de TI.
  2. Consultoria técnica para apoio a tomada de decisões estratégicas envolvendo tecnologia.
    • Planejamento de compras de equipamentos.
    • Avaliação e comparação de soluções de software para diversos cenários.
    • Alocação de recursos de TI conforme criteriosa avaliação de necessidade.
    • Outras consultas que envolvam conhecimento técnico específico.
  3. Formatação e otimização de sistemas operacionais.
    • Windows 10 ou superior em computadores mais novos, Linux Mint em computadores antigos.
    • A formatação inclui a instalação de um conjunto de softwares básicos contendo navegador de internet, programas de escritório, PDF, multimídia (áudio, vídeo e imagens) e compressor de arquivos (zip, rar, etc).
    • A responsabilidade sob os arquivos salvos no computador é do usuário, não garantimos a restauração dos mesmos após a formatação.
    • Programas licenciados somente serão reinstalados mediante fornecimento por parte do usuário das respectivas licenças de uso originais.
  4. Instalação de programas básicos que fazem parte do conjunto de Software Padrão (os mesmos utilizados na formatação)  ou específicos do setor.
  5. Instalação do Sistema de Informação para o Ensino (SIE).
  6. Registro de computadores e notebooks para utilização via cabo na internet da UFSM.
  7. Instalação física de computadores, impressoras,  scanners e projetores (desde que em local acessível).
  8. Instalação, configuração e alteração de senha de roteadores patrimoniados fornecidos pelo usuário.
  9. Instalação e configuração de impressoras.
    • Suporte de nível básico. Para reparos, limpeza e problemas mais complexos favor encaminhar o equipamento ao LAMI.
    • Troca de toner fornecido pelo usuário.
  10. Upgrade de computadores e troca de placas internas (memória, HD, SSD, placas de vídeo/áudio/rede), mediante fornecimento de peças compatíveis por parte do usuário.
  11. Troca de periféricos (mouse, teclado, etc)

Caso deseje instalar ou reparar o SIE, por favor utilize o instalador ou corretor de erros do SIE antes de solicitar atendimento.

 Público Alvo
Servidores e alunos
 Contato