Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS

Pela primeira vez, uma mulher assume a Direção do CCS

52 anos depois de sua fundação, Maria Denise Schimith é a primeira mulher a ocupar o cargo

A tarde do dia 1º de junho de 2022 entrou para a história da Universidade Federal de Santa Maria. A solenidade que empossou a nova direção do Centro de Ciências da Saúde entregou seu cargo mais importante nas mãos de uma mulher e de uma profissional da Enfermagem pela primeira vez em seus mais de 50 anos. Eleita ao posto já ocupado por ex-reitores da UFSM, como Paulo Afonso Burmann e Clóvis Silva Lima, Maria Denise Schimith abre um novo e necessário precedente na história do CCS e da UFSM.

Schimith nasceu em Palmeira das Missões e formou-se em Enfermagem pela UFSM em 1989. Começou sua prática profissional em um hospital de pequeno porte no município de Três de Maio, no noroeste do Rio Grande do Sul. Por lá, participou da implantação do Sistema Único de Saúde na cidade e da criação do Conselho Municipal de Saúde do município.

Foi também em Três de Maio que Schimith começou sua carreira como docente, atuando em um curso técnico de enfermagem entre 1992 e 1994. No ano seguinte iniciou sua atividade no serviço público como enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde deste mesmo município, onde participou da construção e coordenou a partir de 1995 a Rede de Atenção Integral à Saúde Mental. Em 2000, por concurso público, assumiu o cargo de enfermeira da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, sendo Coordenadora da Atenção Integral à Saúde.

Em 1999, Schimith retornou a Santa Maria como professora substituta na UFSM: “descobri que minha prática profissional estava atualizada e inserida no contexto político e social, sendo possível, assim, fazer com os estudantes uma reflexão crítica da saúde e da enfermagem”. Depois de concluir o Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2002, Schimith retornou a UFSM em 2006, agora como professora efetiva do Departamento de Enfermagem. Em 2013 concluiu Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Na UFSM, foi vice-coordenadora do curso de Enfermagem entre 2007 e 2008, tornando-se coordenadora entre 2013 e 2017 e chefe do Departamento de Enfermagem entre 2020 e 2022. Durante a pandemia, Schimith coordenou a vacinação de servidores e estudantes da UFSM. Agora, pronta para mais um desafio, assume a Direção do Centro de Ciências da Saúde.

Agora a enfermeira, professora e mãe do Vinícius, do Lucas e do Bruno está pronta para mais um desafio: assumir a Direção do Centro de Ciências da Saúde com a responsabilidade de ser a primeira mulher a ocupar o cargo e com o compromisso de “seguir em defesa da vida, do ensino público gratuito e de qualidade, do SUS e das pessoas, pois minha formação é fundamentada no cuidado”.

Texto: Arthur da Luz Camponogara, estudante de Jornalismo, bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do Centro de Ciências da Saúde da UFSM