Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS

Departamento de Morfologia inaugura oficialmente a “Mostra de Ciências Morfológicas”

O Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde inaugurou oficialmente no dia 4 de novembro a “Mostra de Ciências Morfológicas”, localizada no prédio 19 (sala 3127) da UFSM.

Esqueleto de camundongo disponível na “Mostra de Ciências Morfológicas” – Foto: Isadora Juliatto

A mostra é um local de exposição permanente que dispõe de peças do acervo didático para a compreensão da morfologia micro, meso e macroscópica, humana e animal, complementado com informações de forma virtual. Segundo o encarregado Prof. Marcelo Leite da Veiga, o espaço presencial é destinado à visitação de grupos, como escolas, e estará aberto à comunidade no terceiro domingo de cada mês e durante os eventos promovidos pela UFSM como o Viva o Campus.

Na mostra os visitantes podem encontrar preparações especiais de espécimes naturais e modelos sintéticos de vários grupos de vertebrados, como esqueletos articulados e desarticulados, além de órgãos dos diferentes sistemas corpóreos preparados através de diferentes técnicas anatômicas. Fazem parte do acervo esqueletos completos parciais, por exemplo, crânios de animais de vários tamanhos ou uma vértebra de baleia. O visitante também poderá observar as várias fases do desenvolvimento embrionário de aves e vários órgãos ao microscópio. Além disso, ao lado de cada item são disponibilizados QR Codes com o direcionamento para o website da mostra onde podem ser obtidos mais detalhes.

Esqueleto de um sabiá laranjeira junto com QR Code para mais informações e com aúdio do canto do sabiá – Foto: Isadora Juliatto

Junto com a mostra presencial, também está em atividade o projeto da Mostra Virtual, que segundo seu organizador, Prof. Giovani Sturmer, foi idealizado para que o conteúdo disponibilizado no espaço físico possa atingir mais pessoas, distribuindo o conhecimento a todos os interessados, sejam da comunidade local ou de regiões distantes a Santa Maria. A Mostra Virtual está em processo de digitalização do acervo, disponibilizando imagens das peças expostas na mostra presencial e informações complementares sobre cada item. Todo o material será disponibilizado na webpage https://www.ufsm.br/projetos/extensao/mostra-morfologia.

Mais informações sobre a mostra e o agendamento podem ser obtidas no website da Rota Cultural da UFSM ufsm.br/pro-reitorias/pre/cca/divisao-de-museus-ufsm/rota-cultural-ufsm no website da mostra (ufsm.br/projetos/extensao/mostra-morfologia), pelo email mostramorfo@ufsm.br ou por rede social (instagram.com/mostramorfoufsm).

Texto: Isadora Juliatto Piovesan, estudante de Jornalismo, bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do Centro de Ciências da Saúde da UFSM