Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS

45 anos do CCS

O Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFSM) foi criado a partir do estatuto da Universidade Federal de Santa Maria, com a resolução 08/78 e lançado no Diário Oficial da União do dia 23 de maio de 1978. A mudança visava organizar a estrutura administrativa e de gestão da universidade. Assim, em 2023, o Centro completa 45 anos de trabalhos dedicados à formação superior e qualificação do ensino, da pesquisa e da extensão ligados à área da saúde.

É claro que há uma longa história até a organização do que hoje conhecemos como CCS. A Fundação da Escola de Farmácia e Odontologia em 1ª de outubro de 1931 e o começo das atividades da faculdade de Farmácia marcaram o início do Ensino Superior no interior do Rio Grande do Sul. Anos mais tarde, em 1954, foi criado a faculdade de Medicina e em 14 de dezembro de 1960 foi fundada a Universidade Federal de Santa Maria, primeira universidade federal em um município do interior do Brasil. Uma reforma estatutária importante na UFSM foi realizada em 1970, quando foram criados os Centros de Ensino em substituição às Faculdades. Assim, a área da saúde foi denominada Centro de Ciências Biomédicas (CCB) e, em 1978, a criação do CCS.

Essa história é rica em trabalho e dedicação e o Centro de Ciências da Saúde, alinhado à missão, visão e valores da instituição federal preza sobretudo o caráter humanista e ético da formação discente e do trabalho docente e técnico-administrativo em educação para que siga sendo, por muitos anos, um centro de referência na Universidade Federal de Santa Maria.