Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM publica editais de seleção de supervisores e tutores do Programa Mais Médicos para o Brasil



Foi publicado em 05 de março de 2024, os editais de seleção supervisores e tutores do Programa Mais Médicos para o Brasil. O Programa tem como um de seus objetivos fortalecer a prestação de serviços de atenção básica em saúde no País e a política de educação permanente com a integração ensino-serviço, por meio da atuação das instituições de educação superior na supervisão acadêmica das atividades desempenhadas pelos médicos.

Os selecionados atuarão nas nas regiões de saúde sob responsabilidade da UFSM, estas sendo as regiões Verdes Campos (4ª Coordenadoria de Saúde), Entre Rios (4ª Coordenadoria de Saúde), Portal das Missões (9ª Coordenadoria de Saúde) e Região da Diversidade (17ª Coordenadoria de Saúde). Os municípios englobados por estas regiões podem ser encontrados nos editais de seleção.

 

Supervisores:

Para o processo de seleção de supervisores, poderão se candidatar profissionais com diploma de graduação em medicina e registro no conselho profissional (CRM) pelo estado do Rio Grande do Sul. Os selecionados atuarão dando suporte aos bolsistas do PMMB, além de  manter contato com o gerente ou o coordenador da unidade básica de saúde/gestão municipal/atenção básica, apoiar o estabelecimento de vínculo do(a) profissional bolsista com a equipe local e com a UFSM, discutir problemas advindos do processo de supervisão acadêmica com a tutoria da UFSM, participar dos encontros de Educação Permanente promovidos pela tutoria, podendo também atuar em atividades não listadas no edital. 

O número de vagas para supervisores dependerá do número de médicos participantes do Programa nos municípios das regiões. Os candidatos serão chamados conforme a necessidade da instituição supervisora, priorizando a regionalização do Plano de Trabalho aprovado pelo MEC.

 

Tutores:

A Universidade Federal de Santa Maria aderiu como Instituição Supervisora, consolidando-se assim como responsável pela Supervisão Acadêmica do projeto nos municípios pactuados. Por conta disso, poderão participar do processo seletivo Docentes da UFSM que tenham diploma de graduação em Medicina. O tutor acadêmico é o docente médico responsável pelo gerenciamento e planejamento das atividades acadêmicas do supervisor.

Somente poderão se inscrever e participar deste processo os profissionais que comprovadamente tenham experiência comprovada com processos de ensino-aprendizagem no serviço (como supervisor, coordenação, preceptoria e/ou docência em Programas de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade), tenham habilidade de comunicação em ambientes virtuais de trabalho colaborativo em equipe, tenham conhecimento de informática e desenvoltura para sistemas virtuais e apresentem declaração de disponibilidade para dedicação de no mínimo 20 (vinte) horas mensais às atividades do Programa.

De acordo com Rosângela Costa Lima, médica do Departamento de Saúde Coletiva, “Esse modelo de aprendizagem é valioso, pois promove a troca de experiências entre os profissionais da UFSM e aqueles que estão iniciando suas carreiras, fortalecendo e qualificando o atendimento aos usuários em saúde.”

O período de inscrição das duas seleções será de 05 de março até às 23h59min de 11 de março de 2024. O resultado preliminar e o resultado final do processo seletivo será divulgado no site da UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-371-6767

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes