Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório de Pesquisa em Análises Clínicas Aplicadas divulga ação relacionada ao Lipedema



O Laboratório de Pesquisa em Análises Clínicas Aplicadas (LAPACA) promove uma ação pesquisa relacionada ao Lipedema. 

Lipedema é uma doença caracterizada pela distribuição simétrica de gordura em membros inferiores e superiores, porém desproporcional ao tronco. Pode causar dor, sensação de inchaço, e roxos de aparecimento frequente. Pode estar acompanhado de textura como se tivesse um “saco de arroz” ou um “saco de nozes” embaixo da pele. Ocorre quase que exclusivamente em mulheres, com a prevalência no Brasil gira em torno de 12% das mulheres, a causa não é totalmente compreendida, mas percebe-se piora na puberdade ou com grandes mudanças hormonais, como gravidez ou menopausa. O Lipedema se difere da obesidade já que essa tem a distribuição da gordura por todo o corpo, enquanto o Lipedema tem o acúmulo de gordura nos membros superiores e inferiores.
A pesquisa é dirigida ao público feminino que pode colaborar com o estudo, voluntariando-se ao projeto de pesquisa da UFSM, intitulado “Biomarcadores associados a inflamação, permeabilidade intestinal e microcirculação linfática e polimorfismos nos receptores de estrogênio em mulheres com lipedema”. Esse estudo tem o objetivo de pesquisar exames laboratoriais para o diagnóstico e monitoramento da doença. As voluntárias deverão ter entre 18 e 75 anos e durante a seleção será realizada a confirmação diagnóstica de casos suspeitos.
Para mais informações, entre em contato com a pesquisadora e doutoranda Michelle Kaefer através do WhatsApp (55) 99653-2199.

Siga o LAPACA no instagram @lapaca.ufsm

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-371-6857

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes