A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem se destacado no cenário da pesquisa nacional pelo crescimento no número de bolsas de produtividade em pesquisa (PQ) concedidas pelo CNPq à instituição. Nos últimos três anos, a UFSM apresentou um avanço contínuo no número de bolsistas: de 214 em 2023, para 227 em 2024, chegando a 240 em 2025. Somente no último edital (Chamada CNPq nº 18/2024), 71 docentes da universidade foram contemplados, sendo 28 novos bolsistas.
As bolsas PQ, destinadas a pesquisadores com destaque em suas áreas, passaram por uma reformulação em 2025: as antigas categorias (PQ1A a PQ2) foram substituídas por três novas faixas (PQA, PQB e PQC), o que também alterou a dinâmica de renovação e concessão. O saldo final da UFSM neste ciclo foi positivo, com um acréscimo de 13 pesquisadores bolsistas em comparação ao ano anterior.
Esse desempenho fortalece a posição da UFSM em editais institucionais e amplia sua capacidade de captação de recursos, uma vez que o número de pesquisadores PQ impacta diretamente na concessão de bolsas de iniciação científica e em propostas submetidas a órgãos como a Finep. O Centro de Ciências da Saúde (CCS), com sua produção científica consolidada, contribui significativamente para esse avanço, evidenciando sua relevância tanto dentro da universidade quanto no cenário científico nacional.
Dentre os professores do CCS contemplados no edital da Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 44/2024 – UNIVERSAL, destacam-se:
-
Antonio Marcos Vargas da Silva – Departamento de Fisioterapia e Reabilitação
-
Luiz Felipe Valandro – Departamento de Odontologia Restauradora
-
Márcia Keske-Soares – Departamento de Fonoaudiologia
-
Natália Brucker – Departamento de Fisiologia e Farmacologia
-
Paulo Bayard Dias Gonçalves – Departamento de Fisiologia e Farmacologia
-
Rafael Noal Moresco – Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas