Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

História do setor de Comunicação do CCS

A área de Comunicação do Centro de Ciências da Saúde até o ano de 2011 realizava atividades pontuais a partir de bolsistas das Relações Públicas que organizavam as recepções institucionais, e produziam conteúdos de assessoria aos eventos do CCS e produtos como fotografias e materiais de cunho informativo impresso. Parte deste conteúdo também era veiculado no formato de notas e avisos televisivos no hall do Prédio 26A. Ainda nesse período, desenvolveu-se um site próprio em formato de blog e a criou-se a conta do twitter (2010). A coordenação das ações era associada à secretaria do Centro.

A partir de 2011, implementou-se a Assessoria de Comunicação, com a lotação de um servidor responsável. Entre os anos de 2011 e 2017, constituíram-se ações efetivas no planejamento das atividades. Foram criados e desenvolvidos o site do CCS pela plataforma Google Sites e as contas do Facebook (2011) e do YouTube (2012). Outras atividades envolveram a organização das recepções aos calouros, atividades de integração como a Copa CCS, a Mateada, a Festa Junina e eventos alusivos ao dias das mães, dos pais e de encerramento de ano, bem como de integração científica como a Mostra de Banners e informativos impressos como o “Diagnóstico CCS” e criação do mascote do CCS, o “Jalequinho” (2013).

A reformulação institucional em 2017 tornou as Assessorias de Comunicação das unidades da UFSM em Núcleos de Divulgação Institucional com um posicionamento mais estratégico na gestão. O Núcleo de Divulgação Institucional do CCS (2017 – 2024) estreitou laços com as políticas de comunicação da UFSM, associando-se a campanhas e ao planejamento geral da universidade, estabelecendo uma articulação mais efetiva entre as ações de comunicação do Centro de Ciências da Saúde e a organização estrutural de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

 

Nesse período o Núcleo passou a criar Planos de Comunicação, sendo produzidos nos anos de 2017-2018, 2018-2019, 2023-24, 2024-25 e 2025-26. Foi desenvolvido o novo site do CCS seguindo o padrão institucional através da plataforma wordpress. Também foi criado a conta institucional do Instagram (2019) e do TikTok (2023). Atividades de coberturas de eventos institucionais como o Descubra, a Jornada Acadêmica Integrada e as Formaturas (a partir de 2023) e a organização de eventos no âmbito da unidade como Recepção aos calouros e atividades de integração e cobertura de ações acadêmicas. O Núcleo ampliou a produção de conteúdos em postagens digitais, produziu programas de Podcasts e de audiovisual, no formato de reels e implementou ações em prol da valorização da memória e da história do Centro com a produção de Documentários em curta-metragem Vozes e Olhares do CCS: 40 anos de história (2018) e Medicina 70 (2024).

2024 - : Subdivisão de Comunicação

2017 - 2024: Núcleo de Divulgação Institucional

Marina Freitas da Silveira
Julia Severo Felipeto
Cassiane Aguiar
Lara Thomazi Pretto
Maria Eduarda Lampe Alves
Isadora Juliatto Piovesan
Leandra Dal Olmo Deon
Ana Luiza Melo
Arthur da Luz Camponogara
Rafaela Ribeiro
Helena de Carvalho Smidt
Nathan Silveira
Brenner Rossetto Barbosa
Ana Júlia Fernandes
Aline Rubert
Mariana Miller
Fabiane Gomes
Ingrid Odete Mathias
Regina Montanet Pimenta
Gabriel Souza de Oliveira
Jenifer Cappellari
Lidiane Castagna
Felipe Lopes Nunes
Thuane Cambuy
Valentina Florence
Jean Paulo Pinto Pereira
Anna Christina Montanet
Thuyla Azambuja de Freitas
Ana Alicia Pontelli Flores
Marlucy Goulart
Tainara Machado
Fernanda de Lima Laureano
Gabriela Nehring

2011 - 2017: Assessoria de Comunicação

Erick Kraemer Colaço
Julia Bolzan Scapin
Fernanda Torri
Rogério Saldanha
Vithória Ruviaro
Eduardo Molinar
Kiprian Augusto Reinhardt
Anelise Gazzaneo
Karina Freitas
Suzana Fernandes
Sérgio Marques
Danielle Moreira
Carolina Conde de Freitas
Alyssa Kuntz
Daniel Nardim
Helen Barbiero
Bárbara Fischer
Paola Nadal Piacini
Bruno Antunes Ruchiga
Gabriela Schäfer Graef
Ana Paula Martins
Bruna Raquel Henn

Os cursos da saúde são pioneiros na luta pela interiorização do ensino superior federal no Brasil. A faculdade de Farmácia foi fundada em setembro de 1931 e a de Medicina em maio de 1954. Ambas foram embriões da Universidade Federal de Santa Maria, fundada em 14 de Dezembro de 1960, mesma data da criação da faculdade de Odontologia.

A estruturação da UFSM nos setores da saúde começa em 1961, com a criação do Instituto de Patologia e, em 1962, com os Institutos de Fisiologia, de Fala e de Higiene e Medicina Preventiva. Em 1970, a partir de uma reforma estatutária, foram criados os Centros de Ensino em substituição as Faculdades. Assim, surgiu o Centro de Ciências Biomédicas (CCB), abrangendo os Cursos de Medicina, Odontologia e Farmácia. Posteriormente foram criados os Cursos de Fonoaudiologia (em 1971), Enfermagem (em 1976), e Fisioterapia (1977). A partir da definição estatuária também foram criados os Departamentos de: Cirurgia; Estomatologia; Farmácia Industrial; Odontologia Restauradora; Higiene e Medicina Preventiva; Medicina; Fala; e Radiologia. Além disso, os Institutos foram transformados em Departamentos do Centro de Estudos Básicos: Fisiologia; Morfologia; Patologia. E em 1975, cria-se o Departamento de Enfermagem.

No ano de 1978, a partir de um novo Estatuto, o Centro foi remontado e subdividido em coordenações e departamentos, passando a ser denominado Centro de Ciências da Saúde (CCS), segundo a resolução 08/78-UFSM, englobando os cursos que integravam o Centro de Ciências Biomédicas, com exceção do Curso de Fonoaudiologia que passou a integrar o Centro de Educação, mas que voltou para o CCS em 1982.

A alteração mais profunda se deu na organização departamental. Novos Departamentos foram criados: Análises Clínicas e Toxicológicas; Fisioterapia e Reabilitação; Microbiologia e Parasitologia. Alguns foram vinculados e adaptados: Cirurgia; e Estomatologia (absorvem pessoal dos extintos Fala e Radiologia); Clínica Médica (dos extintos Medicina e Radiologia); Farmácia Industrial (do de Bio-Farmácia); Neuropsiquiatria; e Pediatria e Puericultura (do de Medicina); Higiene e Medicina Preventiva, torna-se Saúde da Comunidade (com a absorção do pessoal do Departamento de Medicina). E alguns departamentos foram vinculados: Enfermagem; Fisiologia, Morfologia; Odontologia Restauradora.

Ainda em 1978, com a extinção do Departamento da Fala ocorreu a alocação do Curso de Fonoaudiologia no Centro de Educação, sendo que os professores do antigo Departamento foram lotados nos Departamentos de Educação, Filosofia e Psicologia, Odontologia e Otorrinolaringologia. Nessa época, foi criado o Serviço de Atendimento Psicopedagógico e Fonoaudiológico (SAPF), que funcionava no prédio anexo à antiga Reitoria, na rua Astrogildo de Azevedo, no centro de Santa Maria.

Em 1981, foi criado o departamento de Otorrinofonoaudiologia, que posteriormente foi denominado Fonoaudiologia. O SAPF foi transformado em 1984, em Serviço de Atendimento Fonoaudiologico (SAF), instalando-se no prédio do antigo Hospital Universitário, que mais tarde foi denominado Prédio de Apoio da Universidade Federal de Santa Maria (que hoje está inativo). A Farmácia Escola, órgão suplementar do CCS, foi implantada em 1984, recebendo a denominação, a partir de 1985, de Farmácia Escola Comercial.

Após a retomada da democracia no Brasil em 1985 e com a publicação da Constituição Cidadã em 1988, uma série de transformações no que se refere à educação e à saúde foram implentadas e passaram a fazer parte dos horizontes de trabalho do Centro de Ciências da Saúde como o estreitamento de laços com o Hospital Universitário e com o trabalho visando o desenvolvimento do Serviço Único de Saúde (SUS).

Em 2009, acompanhando o plano de expansão da Universidade, como parte do Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI – foi criado o curso de Terapia Ocupacional, sendo o departamento criado em 2013.

Entre 2013 e 2020 uma série de obras possibilitaram trazer todos os cursos do CCS para o campus universitário, já que antes havia no centro de Santa Maria a infraestrutura do curso de Odontologia e do Serviço de Atendimento Fonoaudiológico. No campus sede da UFSM os espaços físicos da unidade compõe um total de 13 prédios. No ano de 2023 teve início o Curso de Nutrição.