A área de Comunicação do Centro de Ciências da Saúde até o ano de 2011 realizava atividades pontuais a partir de bolsistas das Relações Públicas que organizavam as recepções institucionais, e produziam conteúdos de assessoria aos eventos do CCS e produtos como fotografias e materiais de cunho informativo impresso. Parte deste conteúdo também era veiculado no formato de notas e avisos televisivos no hall do Prédio 26A. Ainda nesse período, desenvolveu-se um site próprio em formato de blog e a criou-se a conta do twitter (2010). A coordenação das ações era associada à secretaria do Centro.
A partir de 2011, implementou-se a Assessoria de Comunicação, com a lotação de um servidor responsável. Entre os anos de 2011 e 2017, constituíram-se ações efetivas no planejamento das atividades. Foram criados e desenvolvidos o site do CCS pela plataforma Google Sites e as contas do Facebook (2011) e do YouTube (2012). Outras atividades envolveram a organização das recepções aos calouros, atividades de integração como a Copa CCS, a Mateada, a Festa Junina e eventos alusivos ao dias das mães, dos pais e de encerramento de ano, bem como de integração científica como a Mostra de Banners e informativos impressos como o “Diagnóstico CCS” e criação do mascote do CCS, o “Jalequinho” (2013).
A reformulação institucional em 2017 tornou as Assessorias de Comunicação das unidades da UFSM em Núcleos de Divulgação Institucional com um posicionamento mais estratégico na gestão. O Núcleo de Divulgação Institucional do CCS (2017 – 2024) estreitou laços com as políticas de comunicação da UFSM, associando-se a campanhas e ao planejamento geral da universidade, estabelecendo uma articulação mais efetiva entre as ações de comunicação do Centro de Ciências da Saúde e a organização estrutural de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.
Nesse período o Núcleo passou a criar Planos de Comunicação, sendo produzidos nos anos de 2017-2018, 2018-2019, 2023-24, 2024-25 e 2025-26. Foi desenvolvido o novo site do CCS seguindo o padrão institucional através da plataforma wordpress. Também foi criado a conta institucional do Instagram (2019) e do TikTok (2023). Atividades de coberturas de eventos institucionais como o Descubra, a Jornada Acadêmica Integrada e as Formaturas (a partir de 2023) e a organização de eventos no âmbito da unidade como Recepção aos calouros e atividades de integração e cobertura de ações acadêmicas. O Núcleo ampliou a produção de conteúdos em postagens digitais, produziu programas de Podcasts e de audiovisual, no formato de reels e implementou ações em prol da valorização da memória e da história do Centro com a produção de Documentários em curta-metragem Vozes e Olhares do CCS: 40 anos de história (2018) e Medicina 70 (2024).
2024 - : Subdivisão de Comunicação
2017 - 2024: Núcleo de Divulgação Institucional
2011 - 2017: Assessoria de Comunicação
Os cursos da saúde são pioneiros na luta pela interiorização do ensino superior federal no Brasil. A faculdade de Farmácia foi fundada em setembro de 1931 e a de Medicina em maio de 1954. Ambas foram embriões da Universidade Federal de Santa Maria, fundada em 14 de Dezembro de 1960, mesma data da criação da faculdade de Odontologia.
A estruturação da UFSM nos setores da saúde começa em 1961, com a criação do Instituto de Patologia e, em 1962, com os Institutos de Fisiologia, de Fala e de Higiene e Medicina Preventiva. Em 1970, a partir de uma reforma estatutária, foram criados os Centros de Ensino em substituição as Faculdades. Assim, surgiu o Centro de Ciências Biomédicas (CCB), abrangendo os Cursos de Medicina, Odontologia e Farmácia. Posteriormente foram criados os Cursos de Fonoaudiologia (em 1971), Enfermagem (em 1976), e Fisioterapia (1977). A partir da definição estatuária também foram criados os Departamentos de: Cirurgia; Estomatologia; Farmácia Industrial; Odontologia Restauradora; Higiene e Medicina Preventiva; Medicina; Fala; e Radiologia. Além disso, os Institutos foram transformados em Departamentos do Centro de Estudos Básicos: Fisiologia; Morfologia; Patologia. E em 1975, cria-se o Departamento de Enfermagem.
No ano de 1978, a partir de um novo Estatuto, o Centro foi remontado e subdividido em coordenações e departamentos, passando a ser denominado Centro de Ciências da Saúde (CCS), segundo a resolução 08/78-UFSM, englobando os cursos que integravam o Centro de Ciências Biomédicas, com exceção do Curso de Fonoaudiologia que passou a integrar o Centro de Educação, mas que voltou para o CCS em 1982.
A alteração mais profunda se deu na organização departamental. Novos Departamentos foram criados: Análises Clínicas e Toxicológicas; Fisioterapia e Reabilitação; Microbiologia e Parasitologia. Alguns foram vinculados e adaptados: Cirurgia; e Estomatologia (absorvem pessoal dos extintos Fala e Radiologia); Clínica Médica (dos extintos Medicina e Radiologia); Farmácia Industrial (do de Bio-Farmácia); Neuropsiquiatria; e Pediatria e Puericultura (do de Medicina); Higiene e Medicina Preventiva, torna-se Saúde da Comunidade (com a absorção do pessoal do Departamento de Medicina). E alguns departamentos foram vinculados: Enfermagem; Fisiologia, Morfologia; Odontologia Restauradora.
Ainda em 1978, com a extinção do Departamento da Fala ocorreu a alocação do Curso de Fonoaudiologia no Centro de Educação, sendo que os professores do antigo Departamento foram lotados nos Departamentos de Educação, Filosofia e Psicologia, Odontologia e Otorrinolaringologia. Nessa época, foi criado o Serviço de Atendimento Psicopedagógico e Fonoaudiológico (SAPF), que funcionava no prédio anexo à antiga Reitoria, na rua Astrogildo de Azevedo, no centro de Santa Maria.
Em 1981, foi criado o departamento de Otorrinofonoaudiologia, que posteriormente foi denominado Fonoaudiologia. O SAPF foi transformado em 1984, em Serviço de Atendimento Fonoaudiologico (SAF), instalando-se no prédio do antigo Hospital Universitário, que mais tarde foi denominado Prédio de Apoio da Universidade Federal de Santa Maria (que hoje está inativo). A Farmácia Escola, órgão suplementar do CCS, foi implantada em 1984, recebendo a denominação, a partir de 1985, de Farmácia Escola Comercial.
Após a retomada da democracia no Brasil em 1985 e com a publicação da Constituição Cidadã em 1988, uma série de transformações no que se refere à educação e à saúde foram implentadas e passaram a fazer parte dos horizontes de trabalho do Centro de Ciências da Saúde como o estreitamento de laços com o Hospital Universitário e com o trabalho visando o desenvolvimento do Serviço Único de Saúde (SUS).
Em 2009, acompanhando o plano de expansão da Universidade, como parte do Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI – foi criado o curso de Terapia Ocupacional, sendo o departamento criado em 2013.
Entre 2013 e 2020 uma série de obras possibilitaram trazer todos os cursos do CCS para o campus universitário, já que antes havia no centro de Santa Maria a infraestrutura do curso de Odontologia e do Serviço de Atendimento Fonoaudiológico. No campus sede da UFSM os espaços físicos da unidade compõe um total de 13 prédios. No ano de 2023 teve início o Curso de Nutrição.