Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

RI promove evento sobre guerras e transições sistêmicas dia 13



Na próxima quinta-feira, 13, o curso de Relações Internacionais realiza a palestra  “Guerras e Transições Sistêmicas”  com os professores Hélio Farias e Ricardo Zortéa, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), e Bruno Hendler, do curso de Relações Internacionais do CCSH. O evento acontece no auditório do prédio 74C, às 9h30min.

Ricardo Zortéa é mestre e doutor em Economia Política Internacional pela UFRJ com estágio doutoral na Universidade de Princeton, EUA. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Instituto de Economia da UFRJ. Zortéa aborda “Transição Sistêmica, Guerra do Futuro e Política Industrial de Defesa”. 

 Hélio Farias é doutor em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Geografia (2008) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e graduado em Geografia, bacharelado (2005) e licenciatura (2005), pela mesma universidade. Farias traz a discussão  “Competição Geopolítica Internacional e Guerras Hegemônicas: Implicações para a Defesa do Brasil”. 

Hendler fala sobre “Há algo de novo no front? Repesando Clausewitz a partir das ‘novas guerras'”. 

A temática do evento será a relação entre as grandes potências ao longo da história e a inserção do Brasil nesses cenários. Além de guerras, também será abordado crises econômicas globais,  evolução tecnológica e conflitos não convencionais como terrorismo, guerras civis e migrações.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-2252

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes