Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

No Rio Grande de Sul, Direito lidera ranking de aprovação no XXVIII Exame de Ordem da OAB

O curso de Direito alcançou 78,72% de aprovação no último Exame de Ordem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O resultado colocou a UFSM na ponta do ranking gaúcho de aprovação e em sétima no certame nacional. Foram, ao todo, 37 aprovados de 47 possíveis. São contabilizados estudantes formandos em Direito (que estejam no 9º ou 10º semestre) ou egressos.

A professora Maria Cristina D’Ornellas, atual coordenadora do curso de Direito diurno, destacou que o resultado é reflexo principalmente da dedicação dos alunos, da seriedade e do alto índice de aprovação em concursos públicos, além do Exame de Ordem. “Vejo como tão positivo que serve de estímulo para  seguirem se dedicando no conhecimento” complementou.

Outro aspecto levantado pela professora foi o vínculo dos professores com a UFSM, uma vez que uma grande parte é ex-aluno e que isso serve de combustível para buscar sempre melhores resultados.

O professor Rafael Oliveira, que foi coordenador até ano passado do diurno, ressaltou que tem sido recorrente a UFSM estar entre as primeiras do estado nos resultados do Exame, que acontece três vezes por ano. Para ele, os bons frutos acontecem de forma natural, já que a instituição não só forma pensando apenas para a magistratura, mas também para todas as demais áreas. Além do mais, não há nenhum curso particular na UFSM focado no Exame da OAB.

O concurso é realizado em duas fases: sendo a primeira uma prova objetiva e a segunda, dissertativa, quando apenas quem alcançou 50% na primeira parte é apto a participar.

Texto: Juan Grings, estudante de jornalismo da Direção CCSH