Os professores da Linha de Pesquisa 2 – Políticas Públicas Educacionais, Práticas Pedagógicas e suas Interfaces, do Programa de Pós-graduação em Educaçlão do Centro de Educação da UFSM, Mariglei Severo Maraschin, João Francisco Magno Ribas e Liliana Soares Ferreira, tiveram seus projetos aprovados no Edital FAPERGS 06/2025 – Programa Pesquisador Gaúcho (PqG) e Fixação de Jovens Doutores.
O edital tem por objetivo apoio financeiro a projetos que contribuam para o avanço científico, tecnológico e de inovação no Estado do Rio Grande do Sul, em todas as áreas do conhecimento, bem como promover a fixação de jovens doutores por meio da concessão de bolsas de pós-doutorado.
Valores e faixas de financiamento
Os projetos das professoras Mariglei Severo Maraschin e Liliana Soares Ferreira foram contemplados na Faixa B, com valor máximo de financiamento de até R$ 120.000,00.
O projeto do professor João Francisco Magno Ribas foi contemplado na Faixa C, com valor máximo de financiamento de até R$ 60.000,00.
Além da verba de custeio para o desenvolvimento das pesquisas, os projetos também receberão bolsas para Mestrado e Graduação, fortalecendo a formação de novos pesquisadores e a produção científica no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM).
Conheça os projetos contemplados:
“Um pacto pela EJA e EJA-EPT no RS: demandas políticas e desafios”, coordenado pela Profª Drª Mariglei Severo Maraschin
“Jogo tradicional na região central do RS e as relações etnomotrizes”, coordenado pelo Prof. Dr. João Francisco Magno Ribas
“Trabalho pedagógico e Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul: políticas públicas e historicidade”, coordenado pela Profª Drª Liliana Soares Ferreira
A conquista reforça o compromisso com a produção de conhecimento científico vinculado às políticas públicas, à educação básica, à formação humana e às práticas pedagógicas, bem como sua atuação no enfrentamento de desafios contemporâneos no campo educacional.
O Centro de Educação parabeniza as(os) docentes e suas equipes pelo mérito acadêmico e pela relevância social de suas iniciativas.
Texto e edição: Alessandra Alfaro Bastos – Subdivisão de Comunicação