Ir para o conteúdo CEFD Ir para o menu CEFD Ir para a busca no site CEFD Ir para o rodapé CEFD

Curso de Dança da UFSM faz espetáculo nas Ruínas de São Miguel

Através do Projeto de Extensão “De terra seus corpos”, coordenado pela professora Mônica Corrêa de Borba Barboza, do Curso de Dança – Licenciatura, a UFSM fez um convênio com a Prefeitura de São Miguel das Missões para a realização do espetáculo Som e Luz em Corpos.

Com coreografia e direção artística dos professores Mônica Borba e Crystian Castro, e direção geral do professor Odailso Berté, o espetáculo Som e Luz em Corpos consiste na coreografia para a música e o texto do tradicional espetáculo de Som e Luz apresentado diariamente no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo.

Criado no ano de 2005 pelo professor Berté, o Som e Luz em Corpos revive a saga dos Guaranis e Jesuítas para defender os Sete Povos das Missões dos colonizadores portugueses e espanhóis. Com bailarinos dançando no cenário natural onde a história aconteceu, o espetáculo dá vida a personagens como as Ruínas, a Terra, o herói Sepé Tiarajú, os jesuítas, os colonizadores e os bravos índios e índias Guarani.

Em torno do processo criativo do espetáculo Som e Luz em Corpos acontecem atividades pedagógicas, de pesquisa e extensão junto a alguns  estudantes indígenas Kaingangs e Guaranis da UFSM e também com a comunidade Guarani de São Miguel das Missões. Com encontros de formação, convivência e oficinas de danças indígenas, o processo criativo do espetáculo vai sendo nutrido com elementos culturais provindos desses diferentes grupos. Para o ano de 2019 o projeto visa ampliar o elenco do espetáculo com a participação dos estudantes indígenas da UFSM e de São Miguel das Missões.

O Som e Luz em Corpos é uma produção do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), e uma realização da UFSM através do Curso de Dança – Licenciatura, Centro de Educação Física, Pró-Reitoria de Extensão, da Prefeitura Municipal de São Miguel, através da Secretaria de Turismo, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e conta com o apoio da Associação dos Amigos das Missões.

A temporada 2018 de apresentações será nos dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de dezembro no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões – RS.

Texto: Prof. Odailso Berté