Ir para o conteúdo CEFD Ir para o menu CEFD Ir para a busca no site CEFD Ir para o rodapé CEFD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Revista Kinesis completa 35 anos



A Revista Kinesis, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM, completa 35 anos de circulação no meio acadêmico em 2019. A Revista tem por objetivo publicar pesquisas científicas sobre temas que compõem a área de Educação Física, em interface com as Ciências Biológicas e Humanas, assim como contribuir com a discussão e o desenvolvimento do conhecimento no campo da Educação Física e áreas afins.

 

Grande parte do conhecimento da Educação Física brasileira vem sendo divulgado neste periódico, principalmente nas décadas de 80 e 90 do século passado, período em que havia poucas publicações de divulgação científica da área. A história da revista Kinesis possui uma relação direta com a história da Pós-graduação em Educação Física do CEFD. A criação do Programa de Pós-graduação em Educação Física e sua consolidação e relevância na Educação Física Brasileira desencadeou a necessidade de criação de uma revista científica para que fosse divulgada a produção científica brasileira.   

 

No final de abril deste ano, o periódico passou por mudança de Editor-chefe. Desde 2015 tivemos a honra de contar com a colaboração do Professor Elenor Kunz, uma das grandes referências científicas da Educação Física Brasileira. Kunz conduziu com dedicação e eficiência as atividades da revista, possibilitando importantes mudanças para a ascensão do periódico no sistema de classificação da CAPES (Qualiscapes). Assim, agradecemos ao professor pela dedicação e avanços proporcionados à Kinesis neste período e sinalizamos que sua colaboração será acionada sempre que necessária, conforme gentilmente se dispôs.

 

A partir de maio de 2019 a Direção do CEFD indicou o Professor João Francisco Magno Ribas, docente do Departamento de Desportos Coletivos, do CEFD para conduzir os trabalhos de Editor-Chefe. O professor João Francisco, de imediato, acenou para a continuidade das ações do Professor Kunz em relação à qualificação do periódico, destacando a importância de revisar a estrutura da equipe editorial, envolver os professores de pós-graduação do CEFD e acionar a comissão editorial para encaminhar novas ações. A primeira alteração que será realizada ao final da próxima edição da revista é torná-la publicação contínua, ou seja, após todo o processo de avaliação do artigo, o produto científico será disponibilizado online.

 

Convidamos a comunidade do CEFD para participar desse novo momento da Kinesis e colaborar com os próximos passos do periódico.

 

Contato: kinesisrevista@ufsm.br

Link: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/index

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-374-943

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes