Ir para o conteúdo CEFD Ir para o menu CEFD Ir para a busca no site CEFD Ir para o rodapé CEFD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Acadêmicos de Dança do CEFD apresentam espetáculo com Guaranis



O projeto de Extensão Tekoá Arte e vida possibilitará a jovens dançarinos da aldeia Guarani Tekoá Yakã Ju contracenar junto com atores santo-angelenses e acadêmicos do Curso de Dança-Licenciatura do CEFD/UFSM para recontar a história de seus antepassados da Redução de Santo Ângelo Custódio. Trata-se do espetáculo Ângelus que será apresentado nos próximos dias 14 (20h30) e 15 (21h30) de dezembro no Centro Histórico de Santo Ângelo, uma obra criada pelo professor Odailso Berté em 2006 para a comemoração dos 300 Anos de Santo Ângelo. Esta reapresenta a história da sétima cidade missioneira através de um diálogo entre a dança, o teatro, a planta e os remanescentes da antiga redução e a atual Catedral.

Através do Projeto de Extensão Tekoá Arte e Vida, e de um convênio celebrado entre a UFSM/Fatec e a Administração Municipal de Santo Ângelo, que se estenderá até 2020, oficinas de dança estão sendo

realizadas na aldeia Tekoá Yakã Ju para compor o elenco do espetáculo Ângelus. Segundo o coordenador do projeto, Berté, a remontagem desta obra treze anos depois de sua criação, tem o objetivo de não mais falar ‘sobre’ os Guarani, mas fazer arte ‘com’ eles, estabelecendo diálogos e um novo encontro de culturas onde é possível trocar experiências, aprender, criar e dançar juntos. Entre os focos deste trabalho artístico e sociocultural de extensão doCEFD/UFSM, está a construção de espaços para a autonomia e do protagonismo histórico-social destes sujeitos que, ao participar de uma obra cênica sobre seus antepassados, questionam algumas das narrativas que nós brancos criamos sobre o seu povo.

Além dos Guarani, o trabalho artístico também se estende ao grupo de atores santo-angelenses da Cia. Actuare. Junto destes, 14 bailarinos, acadêmicos do Curso de Dança-Licenciatura do CEFD, interpretarão as coreografias do espetáculo Ângelus, dirigidas pelos professores Berté, Mônica Borba e Crystian Castro da UFSM. Este projeto é realizado pela UFSM/FATEC, Administração Municipal de Santo Ângelo, Pró-Reitoria de Extensão, Centro de Educação Física e Curso de Dança-Licenciatura da UFSM, com apoio da Paróquia Anjo da Guarda.

Texto/fotos: Prof. Odailso Berté (envio)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-374-1220

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes