Ir para o conteúdo CEFD Ir para o menu CEFD Ir para a busca no site CEFD Ir para o rodapé CEFD

Programa Segundo Tempo oferece atividades gratuitas para os estudantes da UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) juntamente com o Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) foram contempladas com o Programa Segundo Tempo (PST). O Programa será coordenado pela professora Luciana Erina Palma e iniciará as atividades no mês de Junho/22.

O PST é um Programa do Governo Federal, ligado ao Ministério da Cidadania com o objetivo de democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida. Em nossa Instituição teremos dois Núcleos do Programa: PST – Universitário e o PST – Paradesporto.

O PST-Universitário tem como objetivo promover práticas esportivas e de lazer aos discentes da UFSM de nível médio, superior e pós-graduação, com o propósito de atender finalidades educativas, esportivas, de saúde, de lazer e de integração universitária. Já o PST-Paradesporto tem como objetivo promover a vivência de práticas recreativas e esportivas educacionais às pessoas com deficiência, favorecendo sua inclusão social e oportunizando a prática de atividades físicas e esportivas e o convívio social.

As atividades acontecerão na UFSM de forma gratuita para ambos os Núcleos, e o PST-Paradesporto também realizará suas atividades em duas escolas de Santa Maria (Associação Colibri e Escola Antônio Francisco de Lisbôa). Abaixo é apresentada a relação de dias e horários em que ocorrerão as atividades do Núcleo Universitário e Paradesporto:

As inscrições para as atividades acontecem via questionário disponibilizado no Portal do Aluno, início das inscrições dia 24 de maio de 2022 a partir das 7 horas, sendo que as atividades iniciam dia 30 de maio.

Núcleo Universitário
  • Yoga: Segunda e quarta-feira das 11h30 às 13h;
  • Voleibol misto: Terça e sexta-feira das 18h às 19h30;
  • Ritmos/ginástica: Terça e quinta-feira;
– Turma 1: das 17h30 às 18h30;
– Turma 2: das 18h30 às 19h30;
  • Treinamento funcional: Segunda, quarta e sexta-feira;
– Turma 1: das 17h30 às 18h30;
– Turma 2: das 18h30 às 19h30;
– Turma 3: das 19h30 às 20h30.
  • Hidroginástica: Terça e quinta-feira das 11h30 às 13h.
Núcleo Paradesporto
  • Basquete em Cadeira de Rodas: Quarta-feira das 17h30 às 19h30;
     Sexta-feira das 16h30 às 19h30;
  • Goalball: Segunda-feira das 17h30 às 19h30;
         Sexta-feira das 13h30 às 16h30;
  • Escola/Instituição Especial: Segundas e Quintas feiras
Turma 1: Segunda-feira: 8h às 11h;
Turma 2: Quinta-feira: 8h as 11h.

Para receber mais informações sobre o Programa sigam nossa página no Instagram @pstufsm ou via e-mail pst.cefd@ufsm.br.