Ir para o conteúdo CEFD Ir para o menu CEFD Ir para a busca no site CEFD Ir para o rodapé CEFD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aluna do mestrado da UFSM conquista duas medalhas de prata no Troféu Brasil de Atletismo



O maior evento interclubes de atletismo da América Latina ocorreu entre os dias 22 a 25 de junho, no Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O XLI Troféu Brasil de Atletismo reuniu 778 atletas de 120 clubes de 21 estados brasileiros mais o Distrito Federal.

A Universidade Federal de Santa Maria esteve representada pela atleta mestranda em gerontologia Jaqueline Beatriz Weber, que disputou as provas de meio-fundo, 800 metros e 1500 metros. Jaqueline, que há pouco tempo retornou de uma turnê europeia de competições, entrou na pista com a melhor marca da temporada nos 800 metros, liderou boa parte da prova, mas acabou trazendo a medalha de prata para Santa Maria.

“Eu queria muito esse título. Confesso que fiquei muito triste com o vice-campeonato, principalmente pela forma que a prova se desenhou. Quem me conhece e me acompanha sabe o quanto eu treinei e me dediquei para este momento. Mas por algum motivo de força maior esse título ainda não era para ser meu.” – Relata a atleta.

Jaque disputou a final por tempo dos 1500 metros, que foi corrida em duas baterias, pois haviam mais de 30 atletas inscritas na prova.

A principal adversária no 1500 metros, era a atual recordista sul americana na prova de 3.000 metros com obstáculos, Tatiane Silva, que por não ter corrido em 2022 a distância dos 1500 metros, foi colocada na série A pela arbitragem. Desta forma, mesmo Jaqueline tendo vencido a série B com ampla vantagem, foi vice-campeã brasileira por ter sido superada no cronômetro pela atleta Tatiane.

“Não pudemos fazer um confronto direto. O que foi uma pena tanto pelo espetáculo quanto pela possibilidade de eu correr com uma grande atleta e buscar minha melhor marca pessoal na distância. Mas eu saí da pista com uma sensação de vitória. Consegui fazer uma prova segura e com um final de prova muito forte, fazendo os últimos 400 metros em 1min02seg.” – comenta Jaqueline.

“Este Troféu Brasil me trouxe muito aprendizado. Tive que aprender a lidar com muitas emoções e me reestabelecer em curto espaço de tempo. Acho que estes ensinamentos devem ser levados para vida. Por isso que o esporte é tão encantador. Podem ter certeza que voltarei ainda mais forte no próximo ano.” – completou a medalhista.

Jaque agora aguarda a atualização do ranking mundial na próxima quarta-feira. Ela segue líder do ranking brasileiro nos 800 metros e deve conquistar posições importantes no ranking mundial.

“O principal objetivo é ano a ano escalar neste ranking. Para Tóquio 2020, finalizei o período de qualificação na posição 89°. Agora para o Mundial de Oregon, a expectativa é ficar entre as 60 melhores atletas do mundo. Para em 2024 estar entre as 48 que disputarão os Jogos Olímpicos.”

Texto produzido pela Assessoria do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS-UFSM)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-374-1986

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes