Ir para o conteúdo CEFD Ir para o menu CEFD Ir para a busca no site CEFD Ir para o rodapé CEFD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM Futsal vence mais uma e se isola na liderança da Série Ouro



Como era previsto, o público acompanhou uma grande partida de futsal no CDM na noite de ontem. A UFSM/B. Invest recebeu a AVGF, de Caxias do Sul, que está em um momento de crescimento na competição. Com bom volume de jogo, a Federal esbarrou nos próprios erros de finalização e na boa atuação do goleiro adversário, ficando duas vezes em desvantagem no placar. Quando a partida estava empatada, na parte final do jogo, a equipe de Santa Maria chegou ao gol da virada e da vitória por 3×2 com uso do goleiro linha, que obteve sucesso na primeira troca de passes. 

Léo Rudek, que atuou como goleiro linha e marcou duas vezes na partida, se mostrou feliz com a volta dos gols. “Fazia um tempo que não marcava, voltei a marcar no jogo passado e hoje mais dois”, afirmou ele. Analisando a partida, o ala destacou que a UFSM pecou nas finalizações na primeira etapa, mas que a equipe soube ouvir as orientações da comissão técnica, principalmente no intervalo, e voltou mais concentrada para o segundo tempo. O técnico Gabriel Pranke avaliou:

– O resultado passou mais uma vez pela aplicação do grupo, entender as dificuldades e reverter as adversidades. No primeiro tempo, até fomos melhor, mas entramos um pouco desligados e perdemos alguns gols. Fizemos o gol da vitória com o goleiro linha, algo que treinamos muito. 

A Federal se isolou na primeira colocação da Série Ouro com 16 pontos, já que o União Independente perdeu ontem em São Lourenço do Sul para a ABF (atual vice-líder com 14 pontos). A tabela de jogos marca duas semanas de folga na competição, que terá a 9ª rodada somente no dia 27 de agosto. Nesta data, a UFSM receberá o Paulista, de Pelotas. Pranke confia na manutenção da liderança e aponta o caminho para continuar vencendo e apresentando boas atuações: “temos que continuar trabalhando e acreditando no que a gente está fazendo; tem sido incrível trabalhar com esse grupo de atletas e dá orgulho do que estamos apresentando”.

 

 

O jogo

Com menos de três minutos de jogo, o time visitante saiu em vantagem. Em cobrança de falta próxima à área, Vitinho concluiu rasteiro. Edinho esticou o pé e ainda tocou na bola, que tomou o caminho do gol. A Federal não se abalou e buscou trabalhar a posse para chegar ao empate. A primeira chance aconteceu com Bernardo. Ele ficou cara a cara com o goleiro Augusto, que conseguiu abafar a conclusão. Pouco depois, Schimitz ficou cara a cara com Edinho, que defendeu o chute rasteiro. Após uma cobrança de falta da AVGF, Edinho fez rápida reposição lançando para Léo Rudek. O ala concluiu na saída do goleiro, que conseguiu defender mais uma.

Aos 7 min 30s, em contra-ataque da UFSM, João Farias recebeu de Léo Rudek e concluiu cruzado. Augusto tocou na bola, que ainda bateu no travessão antes de sair. Pouco depois, Bryan fez jogada individual e passou para Bebel, que concluiu para fora. Na resposta da Federal, Léo Rudek recebeu na ala direita, carregou a bola, passando pelo adversário, e encontrou Moisés Braga na segunda trave. O ala só não marcou porque o goleiro fez mais uma grande defesa.

Aos 17 min, em outro contra-ataque, Bernardo ajeitou para Léo Rudek, que estava livre do lado esquerdo, mas ele errou o alvo. Pouco depois, Léo Rudek recebeu passe de Edinho, girou sobre o marcador e ficou cara a cara com o goleiro mais uma vez. Augusto espalmou para a linha de fundo e evitou o gol de empate. Mais tarde, Garcia puxou novo contra-ataque e o goleiro salvou com o pé. Aos 19 min, Tito recebeu no fundo da quadra e serviu João Farias, que concluiu para fora.

Se na primeira etapa, o jogo foi ‘lá e cá’, a etapa complementar teve um amplo domínio da Federal. Logo no primeiro minuto, Tito concluiu e Augusto deu rebote, que ficou com Léo Rudek. Ele chutou colocado e a bola passou raspando o travessão. Aos 3 min 16s, Bernardo estava cercado de adversários e deu um passe cavado para Léo Rudek, que estava sozinho. O ala concluiu cruzado, no canto, e igualou o placar: 1×1.Poucos segundos depois, Tito teve duas chances de marcar. O goleiro defendeu a primeira e, no rebote, a conclusão tocou na marcação. Aí a bola encobriu o goleiro e passou pouco acima do travessão. 

A Federal continuou buscando o gol da virada. Em cobrança de escanteio, Tito concluiu buscando o ângulo, mas a bola passou perto do travessão, para fora. Pouco depois, Bernardo recebeu nas costas da defesa e tocou a bola entre as pernas do goleiro. A bola ia rolando bem devagar em direção ao gol e deu tempo de Mucke salvar de carrinho. Aos 6 min 15s, Mucke fez jogada individual na ala direita e tocou para a área. Bryan completou para a rede e colocou a AVGF em vantagem, 2×1.

Aos 7 min 30s, Tito, dentro da área, recebeu de João Farias e acertou o pé da trave. Aos 11 min 40s, Mateus recebeu na ala esquerda e chutou cruzado, em mais uma conclusão que passou bem perto da meta. Aos 12 min 51s, a Federal chegou ao empate. Após uma tabela envolvente, Moisés Braga recebeu na esquerda e rolou para a área. Dudu dividiu com o marcador e conseguiu empurrar a bola para a rede: 2×2.

Os minutos finais ficaram bastante intensos. Aos 16 min 33s, com uso do goleiro linha, a Federal virou o jogo. Léo Rudek fez um corta-luz na ala esquerda e a bola chegou a Bernardo no fundo da quadra. Ele ajeitou para o próprio Léo Rudek, que chutou forte, de primeira, sem chances para Augusto: UFSM 3×2. A partir daí, foram os visitantes que procuraram atacar com uso do goleiro linha. E aos 18 min, eles quase empataram quando Edinho espalmou chute de Vitinho. Vini chegou antes da marcação para aproveitar o rebote, mas mandou por cima da meta. Nos segundos finais, a UFSM ainda perdeu um gol incrível. João Farias recebeu na ala direita, avançou e acertou a trave. Silvan ficou com o rebote e concluiu para o gol, mas Schimitz salvou sobre a linha. Quando o relógio apitou, encerrando a partida, os visitantes reclamaram de um toque na mão, que resultaria em tiro livre sem barreira para a AVGF. A arbitragem concluiu que o tempo havia acabado e decretou o fim da partida: UFSM/B. Invest 3×2 AVGF.

 

Ficha técnica

UFSM/B. Invest- Edinho, João Farias, Tariq, Bernardo, Tito, Carlson, Marcos, Silvan, Mateus, Garcia, Moisés Braga, Léo Rudek, Felipinho e Dudu. T.: Gabriel Pranke.

AVGF – Augusto, Schimitz, Vini, Vitinho, Alemão, Dametto, Yuri, Palaoro, Bryan, Leo, Mucke, Candiago, Taylor e Bebel. T.: André Machado.

Gols: Vitinho (2 min 50s do 1T – A), Léo Rudek (3 min 16s do 2T – U), Bryan (6 min 15s do 2T – A), Dudu (12 min 51s do 2T – U) e Léo Rudek (16 min 33s do 2T – U). 

Arbitragem: Diego Menezes (árbitro principal), Ander Plautz (árbitro auxiliar), João Victor de Mattos (anotador) e Pablo Sebastian de Mello (cronometrista). 

Cartões amarelos: Edinho, Felipinho (U), Vitinho, Yuri e Schmitz (A).

Ginásio: CDM (Santa Maria-RS).

 

Fonte: Assessoria UFSM Futsal.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-374-2084

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes