Ir para o conteúdo CEFD Ir para o menu CEFD Ir para a busca no site CEFD Ir para o rodapé CEFD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Últimas semanas para inscrições do 4º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher – Meninas Cientistas



 

Organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher chega em sua quarta edição e estende o convite à Pró-Reitorias de Graduação e Pesquisa, escolas e organizadores de olimpíadas e feiras científicas de âmbito nacional para enviarem indicações, com o prazo limite de 31 de outubro. A premiação é realizada anualmente desde 2019, sendo criada como parte das comemorações dos 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com o objetivo de homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as meninas a seguirem nessa carreira. Já o seu nome refere-se à Carolina Martuscelli Bori, primeira mulher a presidir a SBPC, tendo exercido seu mandato entre 1986 e 1989. 

A categoria contemplada pela atual edição é a de “Meninas cientistas”, que objetiva descobrir talentos para uma carreira científica entre as jovens pesquisadoras do ensino médio e graduação do Brasil. Ao todo serão seis premiadas, três do Ensino Médio e três da Graduação – de cada uma das três grandes áreas do conhecimento, que são: Humanidades, Biológicas e Saúde e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. As inscritas serão avaliadas pela criatividade, aplicação do método científico e o potencial de contribuição com a ciência no futuro. Além disso, também serão consideradas estudantes com desempenho destacado em atividades científicas como feiras, olimpíadas científicas e atividades similares. 

 

Para a inscrição das candidatas indicadas aos prêmios será necessário o envio de uma mini-biografia atualizada (com até 500 caracteres, com espaço); currículo atualizado na Plataforma Lattes; e carta de recomendação fundamentada em evidências que justifiquem o prêmio (até 2.000 caracteres, com espaço). Será necessário também anexar ao formulário o projeto/atividade científica realizada, explicando a importância do projeto/atividade, seu desenvolvimento, os objetivos atingidos e sua relevância. A documentação deverá enfatizar o que foi realizado pela própria estudante, identificando as atividades realizadas com ajuda do(a) professor(a) orientador(a). Já se a indicação for pelo desempenho destacado em atividades científicas – feiras, olimpíadas científicas, divulgação científica, etc. – a documentação deverá comprovar a participação e o desempenho na referida atividade.

O anúncio das premiadas será feito no dia 20 de janeiro de 2023. A cerimônia de outorga do prêmio às contempladas será realizada no dia 10 de fevereiro de 2023, durante o evento anual realizado pela SBPC, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP, em São Paulo. O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal da SBPC no YouTube.

As indicações, com a devida documentação, poderão ser feitas até o dia 31 de outubro, exclusivamente através de formulário online, neste link. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-374-2108

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes