Ir para o conteúdo CEFD Ir para o menu CEFD Ir para a busca no site CEFD Ir para o rodapé CEFD

Festival paralímpico 2023 retorna à UFSM

Pelo segundo ano consecutivo, a UFSM irá sediar o Festival Paralímpico Loterias Caixa. Neste ano,  o evento esportivo ocorrerá em duas etapas, nos meses de maio e setembro.

O Festival é uma promoção do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)  e tem como objetivo oferecer às pessoas com deficiência, especialmente crianças e adolescentes, a experiência de vivenciar algumas das modalidades paralímpicas e propiciar a inclusão social dos participantes por meio do esporte. A Universidade Federal de Santa Maria, representada pelo Núcleo de apoio e estudos da Educação Física adaptada (NAEEFA/CEFD), é um dos 120 núcleos escolhidos por meio de edital público, em todo Brasil, para sediar este evento, que ocorrerá nas 27 unidades federativas do país.

A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7.000 crianças. No ano passado, o evento teve a sua maior edição até aqui, com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades brasileiras.

Em Santa Maria, as duas edições do evento deverão mobilizar em torno de 180 pessoas com deficiência. Confira, a seguir, algumas imagens da edição 2022, realizada na UFSM: