A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio do Grupo de Laboratórios Associados (GLASs/CEFD), iniciou nesta semana uma parceria com o Internacional de Santa Maria (Inter-SM) para a realização de avaliações físicas, bioquímicas, biomecânicas, cineantropométricas e fisiológicas dos atletas que irão disputar a Série A do Campeonato Gaúcho de 2026. As primeiras coletas ocorreram nesta segunda-feira (data de hoje) e seguem sendo realizadas ao longo da semana nos Laboratórios (LABCINE, BIOEX, LAFIEX e LABIOMEC) do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM.
O trabalho conjunto representa um avanço significativo para o clube santa-mariense, que passa a contar com suporte científico especializado para orientar a preparação física e aprimorar a performance dos jogadores durante a temporada. Criado em 2018, o GLASs reúne laboratórios voltados à fisiologia do exercício, bioquímica, cineantropometria e biomecânica, permitindo análises detalhadas e protocolos de treinamento mais precisos.

(Foto: GLASs/CEFD)
Para o professor Luiz Fernando Freire Royes, docente do CEFD/UFSM e coordenador do GLASs, a parceria consolida um momento importante para a relação entre ciência e esporte na região.
“A parceria entre o GLASs/CEFD/UFSM e o Inter-SM é um marco importante na aplicação da ciência do esporte no desenvolvimento da performance dos atletas. As avaliações funcionais fornecem dados valiosos que garantem uma prescrição de treinamento mais segura e eficaz, contribuindo diretamente para o desempenho durante os campeonatos. Além disso, o projeto aproxima ainda mais a universidade da comunidade e oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar na prática o trabalho com uma equipe de alta performance, gerando também dados que alimentarão futuras pesquisas científicas”, destaca.

(Foto: Régis Diniz/COMCEFD)
O preparador físico do Inter-SM, Henrique Fortes Braibante, enfatiza que o clube vê a parceria como um passo essencial na qualificação do departamento de performance.
“Eu vejo com muito bons olhos. É uma evolução que estamos alcançando dentro da instituição, melhorando o departamento de performance e de preparação física. As avaliações mostram como os atletas realmente se encontram fisicamente e isso nos dá direção para o planejamento de trabalho. Também proporciona ao atleta segurança, sabendo que será monitorado e cuidado para alcançar sua melhor performance na Série A. Como clube, estamos muito contentes, pois há tempo buscávamos alinhar essa parceria e, neste ano, conseguimos”, afirma.
Comparando a estrutura do Inter-SM com a de outras equipes do cenário gaúcho, Braibante ressalta que o suporte da universidade eleva o nível do clube:
“Estamos sempre atentos aos adversários e às equipes que são referência. A estrutura da universidade nos fornece informações que não tínhamos em temporadas anteriores e isso certamente irá melhorar nossa performance. Sabemos da importância desse avanço e entendemos que ele é necessário para nos aproximarmos das grandes equipes que já contam com setores consolidados de fisiologia e análise de performance”, completou.

O meia-atacante Vitor Junior, de 39 anos, com passagens por Corinthians, Internacional, Botafogo e clubes da Ásia e do Oriente Médio, reforça a relevância das avaliações físicas no início da temporada e celebra o crescimento estrutural proporcionado pela parceria.
“Essas avaliações são de extrema importância. Vejo que o Inter está cada vez mais buscando suprir todas as necessidades do atleta. Juntamente com o GLASs, está sendo feito um ótimo trabalho, que certamente nos dará condições de alcançar uma boa performance no Campeonato Gaúcho. A estrutura atual do clube, somada à da universidade, coloca o Inter em um patamar semelhante ao de equipes como Inter, Grêmio e Juventude. Tenho certeza de que vamos colher frutos no Gauchão”, afirmou.
Com o avanço da coleta de dados ao longo da semana, os treinadores e preparadores do Inter-SM receberão relatórios detalhados que irão orientar as próximas etapas da pré-temporada. A expectativa é que o trabalho conjunto entre UFSM e Inter-SM fortaleça não apenas o desempenho da equipe, mas também consolide um modelo de cooperação entre ciência, esporte e comunidade.
Equipes e atletas com interesse nos serviços ofertados pelo GLASs, podem verificar o site do Grupo e contatar a partir do Instagram ou WhatsApp.
Edição: Régis Augusto Albanese Diniz/Subdivisão de Comunicação do CEFD
Notícia produzida com utilização do ChatGPT 5.1
