Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Ano letivo começa com atrações no CTISM

O início do ano letivo de 2018 incluiu atividades culturais e artísticas para os alunos. Entre as atrações estavam apresentações de músicos e de projetos do CTISM.

Os novos alunos tiveram, além da tradicional apresentação em auditório pela Direção e pelo Departamento de Ensino, um passeio guiado pelas instalações do colégio.

Da esquerda para a direita, apresentação de projetos para alunos integrados, Bruno Levi canta no hall e demonstração de taekwondo no pátio interno.

Na manhã de segunda-feira (5), o intervalo da manhã teve música com Tainan Guazina e Gabriel Almeida no pátio interno. Os novos alunos dos cursos superiores à apresentação de abertura.

À tarde, foi a vez dos calouros dos cursos integrados e de Eletrônica subsequente de ouvirem as apresentações e recomendações do diretor Rafael Adaime Pinto e do diretor de Ensino, Fredi Zancan Ferrigolo, no auditório. O intervalo estendido teve apresentação do grupo de dança Ritmo de Camobi. Os novos alunos participaram ainda de um tour pelas instalações do CTISM.

No turno da noite, os calouros dos demais cursos subsequentes e do curso de Eletromecânica Proeja também tiveram a apresentação no auditório e o passeio pelo colégio, além de uma atuação do músico Bruno Levi no intervalo.

Na tarde de terça-feira (6), os novos alunos dos cursos integrados assistiram a uma apresentação dos projetos GaudérioBotz, EcoCTISM, Carancho Aerodesign e Bombaja, e a uma demonstração do grupo de taekwondo do Projeto de Lutas do CTISM, que reúne estudantes do colégio e de outras unidades da UFSM. Em seguida, houve show musical de um grupo do CAL (Centro de Artes e Letras da UFSM) e um período para integração com os veteranos.

Da esquerda para a direita, grupo de dança Ritmo de Camobi, show de Tainan Guzina e Gabriel Almeida e alunos dos subsequentes no auditório.

O curso de Eletromecânica Proeja teve ainda uma programação para todos os seus alunos, que começou na segunda-feira com uma apresentação sobre os “direitos e deveres de cada um(a)”, de acordo com a coordenadora do curso, Mariglei Severo Maraschin. Na quinta (8), Dia da Mulher, os estudantes assistiram a uma palestra sobre “o papel da mulher no mundo do trabalho”, com a pedagoga Cassiana Marques da Silva, da Progep (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas). A programação foi encerrada na sexta (9) com uma palestra sobre “oportunidades de trabalho e o perfil profissional buscado pelas empresas”, com Júlio Kirchhof, presidente da Simmmae (Sindicato das Empresas Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Maria).

por Rossano Villagrán Dias

fotos 1, 2 e 3 Marcos Cargnin/Núcleo EaD