Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CTISM inaugura espaço multidisciplinar no prédio 05D



O Ideia Lab foi inaugurado nesta segunda-feira, dia 19 de maio, na sala 105 do prédio 05D do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. O espaço foi remodelado para atender às demandas dos alunos e servidores do CTISM, servindo como um ambiente de integração entre áreas do conhecimento.

O local foi projetado para o desenvolvimento de atividades como revisão bibliográfica, criação de documentos e apresentações, programação, desenho, simulação, modelagem, entre outras. O ambiente busca atender tanto a projetos que já possuem salas próprias e que, devido ao aumento no número de participantes, necessitam de mais espaço, quanto a projetos que ainda não contam com uma estrutura específica.

A sala conta com espaços de trabalho coletivos

Funcionamento do Ideia Lab

Apenas estudantes matriculados no CTISM e cadastrados como bolsistas em projetos do Colégio podem utilizar a sala, que conta com estações de trabalho e computadores para uso compartilhado.                                                                                                                                       

O espaço não é destinado à confecção de protótipos físicos que possam causar prejuízos ao local, como sujeira e danificação das mesas. Contudo, a utilização de placas de programação como Arduino, Raspberry Pi e ESP, é permitida, desde que não haja ruídos sonoros e comprometimento da limpeza e organização da sala.  Destaca-se ainda que, para que os bolsistas tenham acesso a sala, os coordenadores dos projetos devem solicitar um chamado na Intranet do CTISM para o Setor de Suporte em Informática (SSI), designando todos os bolsistas que farão uso do espaço.

Multidisciplinaridade e conexão entre os bolsistas

Para o diretor do Colégio Técnico Industrial, Rafael Adaime Pinto, essa é uma oportunidade de impulsionar a capacidade criativa dos alunos do CTISM, promovendo o contato entre as diferentes áreas de estudo e conhecimento. A ideia é ter um espaço próprio de trabalho, para que os bolsistas possam colaborar entre si, porque muitas vezes um projeto de determinada área pode interagir com docentes, técnicos-administrativos ou estudantes e nós acreditamos que isso vai agregar ainda mais aos trabalhos, tornando-os interdisciplinares”, afirma Rafael.


Texto: Myreya Antunes, bolsista de Jornalismo do Núcleo de Comunicação Institucional do CTISM.

Imagens: Myreya Antunes

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-10577

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes