Com a chegada das redes sociais, o hábito de revelar fotos e colecionar álbuns foi se perdendo cada vez mais. Hoje em dia, é muito raro conhecer alguém que ainda preserve essa tradição. No entanto, esse não é o caso da professora de matemática do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), Suziane Bopp Antonello, que desde 1995, coleciona registros fotográficos.
Ligado a isso, e pensando em promover a valorização dos registros fora do meio digital, Suziane desenvolveu o projeto “Anuário Integrado”, que reúne memórias das 10 turmas dos 4 últimos anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio -.Eletrotécnica, Informática para Internet, Internet das Coisas e Mecânica. “A ideia é criar memória afetiva para os estudantes, fidelizar o ex-aluno e fortalecer a marca do CTISM. Então, fica essa forma de mostrar para as gerações que é possível criar esse tipo de recordação”, afirma a professora.
A iniciativa está em sua terceira edição, que, neste ano, tem o tema “Streaming” como referência visual. As edições anteriores, de 2023 e 2024, tinham como tema “Harry Potter” e “Scrapbook”, respectivamente.
Em todas as edições, o anuário é totalmente criado pelos bolsistas e apenas supervisionado pela professora, que gosta de promover a liberdade criativa dos estudantes. Em 2025, o desenvolvimento do anuário está sob responsabilidade dos bolsistas André Luiz Vedoin Cielo, do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio; Gabrielli Santos Garlet, do curso Técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio; e Guilherme de Menezes Hernandes Rodrigues, do curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio.
Criando um anuário escolar
O fluxo de produção tem início com a seleção dos bolsistas, que devem preencher uma ficha de inscrição contendo uma sugestão de tema para a edição. Após isso, os temas sugeridos pelos inscritos são votados em enquetes no Instagram do projeto.
Com a temática definida, inicia-se a coleta de dados e materiais (fotos dos discentes na infância, questionários sobre personalidade, registros em eventos, etc), que consiste em um processo que perdura o ano inteiro. Depois disso, é feito um “croqui”, que contém as seções que farão parte do anuário.
Para 2025, o projeto já tem uma data prevista para lançamento, no dia 08 de dezembro.
Suziane expressa o desejo de seguir com o projeto por muitos anos, promovendo um retorno ao costume de registrar momentos fora da tela do celular, criando conexões entre as pessoas. “Enquanto eu puder, estarei fazendo o Anuário Integrado, para que ele fique documentado no histórico do Colégio”, comenta Antonello.
Para ficar por dentro de todas as novidades do anuário, acompanhe o projeto no instagram anuario.ctism .
Confira as edições passadas:
https://drive.google.com/drive/folders/1a20LNTkldaGWVpuGbn5Dvq19VBhFuntk
Texto: Myreya Antunes, bolsista de Jornalismo do Núcleo de Comunicação Institucional do CTSIM.