O Curso de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT) celebrou, no dia 18 de maio, 10 anos de atividade como Mestrado Acadêmico. O curso, que já formou 97 mestres, conta com a atuação de 20 docentes e 41 alunos.
O PPGEPT tem como um de seus princípios básicos a interdisciplinaridade dos saberes. Pensando nisso, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas do conhecimento relacionadas à Educação Profissional e Tecnológica. Os docentes do Programa desempenham importantes ações na Educação Básica, na acessibilidade, inclusão, políticas, gestão, e desenvolvimento de tecnologias para uso no ensino ou na formação profissional.
Além disso, a internacionalização é outro pilar formador do mestrado, que atualmente recebe alunos estrangeiros e possui convênios internacionais com instituições do Uruguai e da Itália. No segundo semestre, o curso iniciará a Especialização Bi-nacional em Educação Superior Tecnológica em conjunto com a Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC) e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio Grandense (IFSUL).
O PPGEPT é o primeiro curso de mestrado no país a ofertar uma disciplina de Língua e Cultura Vêneta, parte integrante do convênio de internacionalização do mestrado com a Academia de La Bona Creansa, que servirá de base para o futuro curso de especialização de formação de professores em Língua Vêneta.
Para a atual coordenadora do curso, Mariglei Severo Maraschin, é fundamental ter um programa de pós-graduação vinculado ao CTISM. “É uma maneira de vincular ensino, pesquisa e extensão. Além de formar trabalhadores, nós formamos pesquisadores em educação profissional”, afirma.
Conheça mais sobre o Programa
O Mestrado tem duas linhas de pesquisa principais:
1-Formação docente, políticas públicas, Mundo do Trabalho em EPT:
Esta linha direciona seus estudos através da análise crítica da formação docente e de práticas pedagógicas. Além disso, aborda o estudo do mundo do trabalho para a educação profissional tecnológica (EPT) e descreve o trabalho pedagógico em EPT, situando-o no contexto das políticas educacionais brasileiras e globais, das mudanças socioeconômicas e das políticas relacionadas ao trabalho.
2-Inovação e Gestão para EPT e suas práticas pedagógicas:
Baseando-se na ciência e nas técnicas, investiga as possibilidades de aplicação de novas tecnologias ou formas de aperfeiçoar as já existentes. Seu objetivo principal é aprimorar procedimentos pedagógicos na educação profissional tecnológica, desenvolver produtos e metodologias e analisar quais são os impactos das inovações tecnológicas nas ações pedagógicas em EPT.
Eventos alusivos aos 10 anos
Para dar início às celebrações dos 10 anos de PPGEPT, o Programa lançou um selo comemorativo, que representa as conquistas e os desafios vivenciados ao longo da década. Como parte da agenda de atividades comemorativas, o curso recebeu o Presidente da Academia de La Bona Creansa da região do Vêneto, Itália, Alessandro Mocellin para uma palestra intitulada “Ciência e Cultura: Imigração e Língua Vêneta”.
Confira as imagens do evento:
As celebrações referentes ao aniversário do programa seguem até outubro com a realização de eventos variados abertos ao público. Para saber mais sobre os eventos comemorativos, acompanhe o PPGPET no Instagram.
Texto: Myreya Antunes, bolsista de Jornalismo do Núcleo de Comunicação Institucional do CTISM.