Visando fortalecer a permanência e o êxito dos estudantes, o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) irá ampliar o valor das bolsas custeadas com recursos próprios da unidade para R$ 700,00 mensais a partir de agosto de 2025. A medida está de acordo com o reajuste anunciado pela Reitoria da UFSM na manhã desta quinta-feira (11).
As bolsas de estudos são destinadas a estudantes regularmente matriculados no Colégio que participam de projetos de ensino, pesquisa, extensão ou desenvolvimento institucional registrados no Portal de Projetos da UFSM. A iniciativa busca oferecer além do suporte financeiro, mas também proporcionar oportunidades de aprendizado fora da sala de aula. Em 2025, o CTISM contemplou, por meio dos editais do Gabinete de Projetos, um total de 105 cotas mensais de bolsas para estudantes, distribuídas da seguinte forma:
- 11 cotas em projetos de Desenvolvimento Institucional;
- 25 em projetos de Ensino;
- 19 em Extensão;
- 50 em Pesquisa;
Adicionalmente, foram aprovadas 39 cotas de bolsas pelo Conselho Diretor da Unidade, destinadas à atuação no projeto de Apoio Pedagógico, no projeto de Comunicação Institucional, no projeto de Paisagismo da Unidade entre outros.
Também foram disponibilizadas bolsas de formação para viabilizar a participação de estudantes em eventos. Além disso, todos os estudantes do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), recebem uma bolsa mensal como auxílio para aquisição de materiais e despesas com deslocamento. Neste contexto, até o momento, já foram investidos R$ 278.100,00 em bolsas vinculadas à Assistência Estudantil, com foco na formação acadêmica e na permanência dos estudantes nos cursos.
Além do suporte financeiro, a participação em projetos oferece uma série de benefícios aos estudantes, como a ampliação de conhecimentos teóricos e práticos, o desenvolvimento de competências transversais, o contato com diferentes áreas do saber e a possibilidade de apresentar resultados em eventos científicos e tecnológicos locais e nacionais.
O CTISM reforça seu compromisso com a formação integral dos estudantes e segue buscando alternativas para fortalecer políticas de assistência estudantil e incentivo à participação em ações institucionais de impacto social e educacional.