No dia 23 de setembro, o projeto Gurias em Redes concluiu o curso de Introdução à Informática Básica para alunas do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Professora Margarida Lopes. Para celebrar esse marco, foi realizada uma breve cerimônia de encerramento com direito a coffee break.

Na ocasião, a coordenadora do projeto, professora Marcia Henke, fez um discurso de agradecimento às colaboradoras, participantes e estudantes, ressaltando que o Gurias em Redes é um projeto que visa promover a inserção de meninas na área de Exatas.
O evento contou ainda com a participação do diretor do CTISM, Rafael Adaime Pinto, que destacou o compromisso da instituição em abrir portas para que cada vez mais meninas ocupem espaços tradicionalmente masculinos, como as Ciências Exatas. Além disso, também estiveram presentes a Pró-Reitora Adjunta de Extensão, Jaciele Carine Vidor Sell, a diretora da Escola Margarida Lopes, Cláudia Marciani Lima Marques, e o coordenador pedagógico Janeo Manoel Venturini.



Márcia reforçou a importância do apoio recebido para o pleno desenvolvimento do projeto, mencionando a contribuição das professoras Erika Goellner, Luciana Lourega, Raquel Bevilaqua e Viviane Kohler; da técnica-administrativa Julia Gattermann de Barros e das voluntárias Emanuelle Pacheco (Técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio) e Yasmin Chicon (Técnico em Informática para Internet).
Um primeiro passo
O primeiro curso do Gurias em Redes atendeu cerca de 30 adolescentes, com aulas ministradas pela professora Márcia com o auxílio das bolsistas Claúdia Lesama, Trícia Alves e Valentina Paganotto, alunas do Curso de graduação em Rede de Computadores do CTISM. Para elas, a experiência de auxiliar meninas a se descobrirem na tecnologia foi muito enriquecedora. A próxima atividade do projeto já está definida: um curso de Introdução ao HTML básico, novamente voltado para as alunas da Escola Margarida Lopes. De acordo com a professora Márcia, as expectativas são altas, pois as meninas demonstram muito interesse em aprender e praticar tudo que foi abordado na primeira etapa. “Essa parceria do CTISM com a Escola Margarida Lopes é fundamental. Quero que as meninas se mantenham curiosas, sabendo que estão em um ambiente seguro que acolhe suas dificuldades e procura superá-las.”
Texto: Myreya Antunes, bolsista de Jornalismo do Núcleo de Comunicação Institucional do CTISM.
Imagens: Myreya Antunes