Língua Talian
A vinda de milhares de famílias de imigrantes italianos para o Brasil, especialmente para as colônias de imigração, trouxe muito mais do que mão-de-obra e sonhos de uma vida melhor, trouxe todo o legado histórico, cultural e linguístico de suas comunidades de origem.
A Quarta Colônia recebeu imigrantes de diversas regiões do nordeste da Itália, principalmente vênetos e friulanos, que trouxeram na bagagem suas culturas locais. É importante salientar que, mesmo com a Itália unificada alguns anos antes do início da imigração, a identidade de uma nova cultura nacional ainda não havia sido criada, e muito menos atingido a população das regiões mencionadas, especialmente numa época em que não havia rádio e televisão para difusão da informação. A escolha do idioma nacional italiano, a partir da Língua Toscana, em nada influenciou as línguas locais faladas pelos imigrantes. Estima-se que apenas 2,5% da população italiana unificada conhecia a Língua Italiana no ano da unificação. Assim, os imigrantes aqui chegados não falavam a Língua Italiana, mas sim suas línguas locais, tão importantes como a Língua Italiana, porém não reconhecidas pelo governo Italiano.
Em terras gaúchas, nas colônias de imigração, os imigrantes das diferentes regiões precisavam se comunicar entre si. Desta forma, em função da maioria dos imigrantes serem vênetos, surge o Vêneto Brasileiro, também conhecido como Talian, variante brasileira da Língua Vêneta do nordeste da Itália, com influências gramaticais do processo de imigração e da Língua Portuguesa local. Em função da origem italiana dos imigrantes, bem como do desconhecimento por parte dos brasileiros e dos imigrantes das diversas línguas presentes na Itália, e da origem da Língua Italiana oficial, essa língua foi popularmente chamada de Talian, cuja tradução literal é Italiano, sendo amplamente utilizada nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Espirito Santo.
Contato
Prédio 05 – Cidade Universitária
Bairro Camobi, Santa Maria – RS
CEP: 97105-900
Telefone:+55 (55) 3220-9540
Prédio 05 – Cidade Universitária
Bairro Camobi, Santa Maria – RS
CEP: 97105-900
Telefone:+55 (55) 3220-9427