Ir para o conteúdo Ipê Amarelo Ir para o menu Ipê Amarelo Ir para a busca no site Ipê Amarelo Ir para o rodapé Ipê Amarelo

UEIIA marca presença na 3ª Reunião Ordinária do CONDICAp de 2023

Entre os dias 21 e 22 de novembro de 2023, a diretora da Unidade de Educação Ipê Amarelo (UEIIA), professora Maria Talita Fleig, esteve presente na 3ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas de Educação Básica das Instituições Federais de Ensino Superior (CONDICAp), realizada na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, em Belém/PA. Esse evento faz parte do envolvimento ativo da UEIIA com o CONDICAp, iniciado com a inclusão da unidade no conselho, conforme estabelecido pela Portaria MEC Nº 694, de 23 de setembro de 2022.

A pauta da reunião incluiu temas importantes para a consolidação da educação básica nas instituições federais de ensino superior. Os debates centraram-se em questões como as condições de acesso e permanência dos estudantes nas escolas de aplicação, a obtenção de recursos e a implementação de políticas de assistência estudantil. Também houve discussões em torno das contribuições do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e considerações sobre o quadro de servidores nas escolas de aplicação. Além disso, por meio de uma visita técnica, os diretores dos Colégios de Aplicação tiveram a oportunidade de conhecerem as instalações e práticas do CAp/UFPA.

A UEIIA também participará do XII Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação (XII SICEA), que ocorrerá de 23 a 25 de novembro de 2023, no Campus Guamá da UFPA. O SICEA tem como tema geral “Inclusão e diversidades: percursos democráticos na Educação Básica” e a professora Maria Talita apresentará o trabalho “A docência e os processos de inclusão na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo”. Esse seminário proporcionará uma oportunidade adicional para compartilhar experiências, aprender com as práticas de outras instituições e debater estratégias futuras para o fortalecimento da educação básica nas instituições federais.

Reconhecendo a importância dessas reuniões e seminários, a UEIIA continua comprometida em contribuir ativamente para o diálogo e as ações que colaborem com a educação básica nas IFES, alinhada a sua atribuição de ser um espaço preferencial de formação.