Ir para o conteúdo Ipê Amarelo Ir para o menu Ipê Amarelo Ir para a busca no site Ipê Amarelo Ir para o rodapé Ipê Amarelo
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UEIIA participa do 43º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS 2025



               As professoras Jucemara Antunes e Angelita Maria Machado (doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação da UFSM), representando a Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA), integraram a comitiva da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, para participarem do 43º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS 2025. O evento, com o tema “Extensão e justiça socioambiental na transformação dos territórios”, foi realizado entre os dias 22 e 25 de julho de 2025, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências Agroveterinárias, em Lages – Santa Catarina.

               O seminário reuniu representantes de vinte e cinco instituições públicas da região Sul do Brasil (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul), promovendo o diálogo, a reflexão e o compartilhamento de práticas extensionistas voltadas à justiça socioambiental, segurança alimentar e justiça social.

               Durante o evento, as professoras participaram da modalidade tertúlias, com a apresentação do trabalho intitulado “Como podemos criar ambientes/espaços/contextos para as crianças? Trocas de experiências entre docentes da Educação Infantil”. A proposta é um recorte do projeto de extensão “Materiais que se transformam em brinquedos na Educação Infantil”, desenvolvido pela UEIIA sob a coordenação da professora Jucemara Antunes.

               O projeto tem como objetivo principal propor ações concretas nas escolas de Educação Infantil de Santa Maria, visando à qualificação das práticas docentes já existentes por meio da ampliação dos espaços com materiais naturais e de largo alcance disponibilizados às crianças. Desde o ano de 2021, o projeto vem sendo desenvolvido em parceria com escolas da rede municipal e, ao longo do tempo, expandiu suas ações para outros espaços voltados às infâncias e à promoção dos direitos das crianças.

               Em 2025, a iniciativa foi contemplada no edital do Observatório de Direitos Humanos (ODH) da UFSM, no grupo temático “Educação e Direitos Humanos”, recebendo apoio financeiro e a concessão de uma bolsa para discente da pós-graduação.

 

Foto SEURS 2025
Foto SEURS 2025 2
Foto SEURS 2025 4
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-359-4129

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes