Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

COREDE-RV e UFSM firmam parceria para Planejamento Estratégico Regional



       Na quinta-feira (14/01), foi realizada uma reunião no campus de Palmeira das Missões da UFSM, para discutir uma parceria entre COREDE e Universidade para a realização do Planejamento Estratégico Regional. O estudo objetiva elaborar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional do COREDE RIO DA VÁRZEA, de acordo com metodologia estabelecida através de termo de referência apresentado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e em consonância com proposta de integração definida pelo Fórum dos COREDEs.

       A reunião contou com a presença de Diretor UFSM Rafael Lazzari, e dos membros do COREDE: Paulo Fernandes (Presidente do COREDE-RV e do Fórum Estadual dos COREDES RS), Carlos da Silva Santos (Vice-Presidente do COREDE-RV), Luiz Carlos Cosmam (Tesoureiro) e Taís Brenzink (Secretária).

        Esta parceria com a UFSM permitirá a releitura e atualização do Plano elaborado em 2010 cuja universidade foi componente de suma importância para a sua efetivação.

       Destaca-se ainda que a realização de um plano estratégico é uma forma de discussão de complexa composição (social, política e econômica) que define uma região. Esta oportunidade gera condições de levantamento e de análises que possibilitam, entre outros aspectos, a organização de banco de dados para pesquisa, a definição de projetos importantes e a identificação de áreas de atuação para diferentes setores da sociedade. Ao mesmo tempo, os processos participativos proporcionam discussão aberta junto à comunidade em diferentes momentos de sua realização, visando estabelecer um diálogo entre a equipe técnica e representantes da região e, assim, apontar propostas que sejam adequadas aos interesses e necessidades existentes.

       Ficou definida a indicação de corpo técnico para auxiliar na elaboração do Plano, que com início neste mês de janeiro, deverá ser finalizado até janeiro de 2017. O texto final do planejamento deverá determinar propósitos globais para os 20 municípios da região, traçando o perfil regional, estimulando o desenvolvimento e servindo de parâmetro para investimentos dos agentes governamentais.

12620462 1088599111170659 445975330 o

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriapm@ufsm.br

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-649

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes