Mulheres em debate no Campus Palmeira das Missões

Mulheres: as construções histórico-sociais dos conceitos de mulher, feminino e feminismo e suas implicações nas relações de poder e no acesso a espaços de poder, a igualdade social entre gêneros, a participação social das mulheres como agentes transformadoras da sociedade e dos grupos sociais que fazem parte, a permanência da mulher no campo e o protagonismo feminino na sucessão no meio rural. Esses foram alguns dos temas debatidos no auditório do campus de Palmeira das Missões durante o dia de ontem, 10 de março, no “Encontro Regional de Gênero, Cidadania e Participação Social: atores sociais em movimento”.

A ação congregou atrizes e atores sociais dos Territórios da Cidadania Noroeste Colonial e Território Rural da Produção do Rio Grande do Sul, participantes de diversos movimentos sociais, de entidades da sociedade civil e de autoridades, locais e regionais, estudantes e professoras da UFSM. Desbordou em um acontecimento que pôs em movimento e em contato diversas concepções dos papéis da mulher exercidos em diferentes culturas, extratos sociais e momentos históricos.

A conferência de abertura foi proferida pela professora Ana Maria Colling (UFGD), seguida de relatos de experiências de atrizes sociais das mais diferentes áreas: Camila Franceschi e Débora Weleska Varoli, representando o Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA; Cenira  Gomes (Polaca) do Movimento dos Trabalhadores Desempregados – MTD; Irmã Vivian Anese, representando o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDEDICA – de Passo Fundo; Dona Brasília Ribeiro do Movimento Indígena; essica Souza e Letícia Stasiak do Coletivo Transformação de Frederico Westphalen. À tarde, a palestra ficou a cargo da professora Rosani Spanevello (UFSM).

O evento foi promovido pelo Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gênero, Vulnerabilidade e Cultura-GENVULC, do Curso de Enfermagem,  juntamente com os  NEDETs – Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Território da Cidadania Noroeste Colonial/RS e do Território da Produção. A atividade contou como Aula Inaugural para os estudantes do Curso de Enfermagem e todos os participantes receberam certificado.

1 - Mesa de Abertura 2 - Conferência prof.ª Ana Maria Colling 3 - Painel Mulheres em cirandas tecendo histórias nos movimentos sociais 4 - Palestra prof.ª Rosani Spanevello

5- Público presente lotou Auditório do Campus